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Mitsubishi Pajero Sport usado é um SUV raiz, mas caro de manter

Robusto e confortável, o Pajero Sport reúne competências suficientes para que poucos sintam falta do Pajero Full

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 abr 2024, 20h58 - Publicado em 13 abr 2024, 10h00
Mitsubishi Pajero Sport (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Estrela do Salão de 2018, o Pajero Sport retornou ao mercado nacional no ano seguinte, importado da Tailândia. Baseado na picape L200 Triton, o SUV chegou carregado de bons atributos para disputar com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

A dica mais valiosa para quem deseja ter um Pajero Sport é justamente evitar os exemplares da primeira fornada, que chegaram em 2019 já como modelo 2020: são notórias pelo visual carregado, com enormes lanternas traseiras que avançam sobre o para-choque. Só valem a pena com um bom desconto.

Comparativo Mitsubishi Pajero Sport x Toyota SW4
Lanternas e lataria ficam expostas a batidas na traseira por conta do para–choque recuado. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Melhor ficar com o modelo 2021 em diante, que traz faróis de led divididos em duas peças e um visual mais contemporâneo, com barras paralelas na grade e um para-choque mais saliente.

O modelo 2021 também marcou a chegada da versão HPE-S, acima da HPE, com quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 8”. Mas ambas transportam sete pessoas com relativa agilidade, graças ao 2.4 turbo diesel de 190 cv e 43,9 kgfm.

Mitsubishi Pajero Sport 2021 (3)
No modelo 2021, a Mitsubishi reposicionou refletores para diminuir as lanternas do Pajero Sport, e tornou o para-choque mais proeminente para proteger melhor a tampa do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo pesando 2 toneladas, o Pajero Sport tem disposição para acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, com médias de consumo de 8,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. É mais lento e gasta um pouco mais que os principais concorrentes, mas o câmbio automático de oito marchas (que permite trocas sequenciais por meio de borboletas no volante) é suave e silencioso.

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Não se engane pelo seletor eletrônico de tração: ele traz modos 4×2, 4×4, 4×4 com diferencial central bloqueado e 4×4 com reduzida. O diferencial central com o bloqueio desligado permite o uso permanente da tração 4×4 mesmo em pisos de maior aderência, melhorando a estabilidade em dias de chuva.

Pajero sport
Em 2020 o Mitsubishi Pajero Sport ganhou o facelift que é utilizado até hoje. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De fato, ele é o utilitário esportivo raiz com o melhor controle das suspensões: sua carroceria balança menos ao transpor qualquer tipo de terreno. Mérito da calibração e dos controles de tração e estabilidade. Seu único porém é a anacrônica direção hidráulica, bem mais pesada. Ele também oferece piloto automático adaptativo, alerta de pontos cegos, sistema de frenagem de emergência e os sete airbags.

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O conforto é garantido pelos 2,8 metros entre os eixos, bancos macios, ar-condicionado bizona, central multimídia e teto solar. O porta-malas leva 255 litros, mas, com a última fileira rebatida, chega a 971 litros de capacidade.

Mitsubishi Pajero Sport 2021 (4)
Console central está mais estreito, mas central multimídia da versão HPE-S é maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O encerramento da produção do Pajero Full fez com que as atenções do mercado se voltassem ao Pajero Sport. Ele encareceu a ponto de rivalizar em preço com modelos de marcas como Land Rover e Volvo, o que acabou por valorizar também os usados.

Problemas e defeitos do Pajero Sport

Motor: o motor 4N15 apresenta um problema crônico de rachaduras no coletor do escapamento, o que faz o motor perder potência e entrar em modo de segurança.

Turbo: evite unidades que sofreram alterações no módulo de gerenciamento do motor para alterar a pressão de funcionamento do turbocompressor, o que acarreta danos ao motor e à transmissão.

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Filtro DPF: o filtro de particulados costuma saturar em uso urbano e sua regeneração depende de mão de obra especializada. para evitar o problema, alguns proprietários removem o filtro e realizam outras adaptações. Fuja dessas unidades.

Transmissão automática: o câmbio Aisin AE80F é tão robusto que muitos proprietários se esquecem dos cuidados básicos: substituição do fluido a cada dois anos ou 100.000 km rodados. Verifique se opera sem trancos ou retenções desnecessárias.

Pajero Sport HPE-S 2021 (13)
Pajero Sport (Divulgação/Mitsubishi)

Tração 4×4: como são três diferenciais, vale a pena conferir o estado deles antes de fechar negócio; limalha no óleo do diferencial traseiro é indício de que o bloqueio do diferencial central foi usado em pisos de elevada aderência.

O que diz o proprietário do Pajero Sport

Nome: Francisco Jabur
Idade: 44 anos
Profissão: engenheiro
Cidade: Belo Horizonte (MG)

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O que eu adoro: “ideal para famílias grandes: seguro, espaçoso e confortável. Muito valente em trechos fora de estrada: o sistema de tração 4×4 é um dos mais sofisticados do mercado.”

O que eu odeio: “poderia andar um pouco mais e gastar um pouco menos: o câmbio de oito marchas tenta, mas não consegue fazer milagre. As peças de reposição também poderiam custar menos.”

Quanto valem os Pajero Sport usados (tabela KBB)

Modelo 2020 2021 2022 2023
Sport HPE 2.4 230.911 273.125 275.721 305.488
Sport HPE-S 2.4 265.287 290.573 328.350

* Valores em reais calculados pela KBB Brasil para a compra pelo particular

Preços das peças do Pajero Sport

Preço das peças Original Paralelo
Farol 7.757 6.200
Jogo de amortecedores 4.378 2.300
Par de discos dianteiro 3.702 1.649
Jogo de partilhas dianteiro 765 227
Para-choque dianteiro 2.928 1.500
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Nós dissemos…

Maio de 2019: “se você ainda não se convenceu pelos números, eu posso garantir: o Mitsubishi é bem melhor de dirigir. Claro que, usando meu colega Eduardo como exemplo, ninguém que se propõe a ter um utilitário desses espera comportamento de carro de passeio. Só que, além de bancos mais confortáveis, o estreante tem direção mais precisa e suspensão mais firme.”

Pense também em um…

Chevrolet Trailblazer Premier 2022
O Chevrolet Trailblazer segue à venda apenas na versão Premier 4×4 com motor 2.8 turbodiesel (Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet Trailblazer: baseado na S10, ele também tem chassi de longarina, eixo traseiro rígido e tração 4×4 com reduzida. Em tempos de diesel caro, sua maior vantagem está na oferta na versão LTZ com motor a gasolina, um V6 3.0 com 33,5 kgfm a 3.200 rpm e 239 cv a 6.600 rpm. Traz controles de tração e estabilidade, ar digital, computador de bordo e piloto automático com comandos no volante.

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