Melhor Revenda: os híbridos e elétricos usados mais valorizados de 2023
Premiação criada por QUATRO RODAS e KBB Brasil chega para indicar os modelos que mais preservam o seu investimento após a compra
HíBRIDO DE ACESSO
1° – Toyota Corolla Cross: -16,42%
A Toyota dominou esta categoria de eletrificados, claro, graças às versões híbrido flex do Corolla Cross e do Corolla. No caso, foi o SUV médio o vencedor do segmento, mas por pouca coisa em relação ao sedã com o qual divide o conjunto mecânico e a plataforma. Os dois repetem a lógica de posicionamento também, com duas versões de acabamento, cada um.
2º – Toyota Corolla: -16,93%
3º – Kia Stonic: -24,52%
SEGMENTO: Toyota Corolla e Corolla Cross; Kia Stonic
HíBRIDO DE REFERÊNCIA
1° – BMW X3: -7,36%
Categoria estreante por aqui, nesta quem se dá bem é o X3, o SUV da marca alemã que desde 2021 só vem em versões eletrificadas para o Brasil. O híbrido plug-in alia o motor turbo de 184 cv a gasolina a outro elétrico e oferece 292 cv e 42,82 kgfm combinados. O alcance em modo elétrico, segundo a BMW, é de até 46 km e o zero-100 km/h pode ser feito em até 6,1 segundos.
2º – Lexus UX 250H: -11,88%
3º – Mini Countryman: -11,96%
SEGMENTO: Audi A4, BMW X3 e Série 3, Lexus UX 250H, Mini Countryman, Volvo XC60 Recharge
HÍBRIDO PREMIUM
1° – Land Rover Range Rover Sport: -5,75%
A chegada dos híbridos se deu pelas marcas de luxo. Tanto que a categoria Híbrido Premium foi uma das mais disputadas, com o Range Rover Sport desbancando o Porsche Cayenne, vencedor do ano passado. E o SUV de luxo da Land Rover foi o único do segmento a ter uma depreciação abaixo dos dois dígitos no levantamento da KBB Brasil.
2º – BMW Série 7: -11,43%
3º – Audi Q8: -12,63%
SEGMENTO: Audi A6, A7 e Q8; BMW Série 5, Série 7 e X5; Land Rover Range Rover Sport; Lexus RX 450H; Volvo XC90 Recharge
ELÉTRICO
1° – JAC E-JS1: -7,03%
A categoria dos 100% elétricos deixou de ter só modelos premium e abrange os mais “populares”. Como o E-JS1, da JAC Motors, primeira marca a só vender elétricos em toda a sua linha no Brasil. O subcompacto é a variante elétrica do J2, que foi sucedido pelo iEV-20, com motor de apenas 62 cv e alcance de até 302 km com uma carga completa das baterias.
2º – Audi e-tron GT: -9,35%
3º – Mini S-E: -12,24%
SEGMENTO: Audi e-tron e e-tron GT; BMW i3; Chevrolet Bolt; Jac E-JS1 e E-JS4; Mini Elétrico, Peugeot 208 GT; Nissan Leaf; Renault Zoe; Volvo XC40
Conta certa
Em tempos de preços de carros zero-km cada vez mais instáveis e com reflexos diretos na tabela dos seminovos, saber quanto um veículo perde de valor tornou-se fundamental na hora de escolher um automóvel ou mesmo vendê-lo sem perder dinheiro. Por isso, o Prêmio Melhor Revenda 2023 chega à quarta edição no momento mais propício para ajudar o leitor a se atualizar e fazer o melhor negócio quando for comprar ou trocar de veículo.
Parceria da QUATRO RODAS com a Kelley Blue Book (KBB) Brasil, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, o Prêmio Melhor Revenda está na quarta edição e já se tornou uma referência quando o assunto é a desvalorização dos principais carros do mercado. A premiação tem como objetivo, além de ser um guia para o leitor, reconhecer os carros que mais preservam o investimento do dono.
Como funciona? O Melhor Revenda premia os automóveis de passeio e comerciais leves que tiveram a menor desvalorização no período de 12 meses. Para chegar a esse índice, os especialistas da KBB tomaram como base de cálculo o preço sugerido de fábrica de cada versão dos modelos participantes quando zero-km, em fevereiro de 2022. Esse número, então, foi comparado com o Preço de Troca KBB – que calcula os valores médios das negociações do veículo particular para um lojista (o chamado Consumer to Business) – de fevereiro deste ano. É feita uma média aritmética de todas as versões do carro para se chegar ao índice de desvalorização. As únicas versões que ficam de fora dessa média são as híbridas e elétricas, avaliadas em suas categorias específicas (um mesmo carro pode concorrer em mais de uma categoria).
A dança das categorias Na edição deste ano, foram analisados 141 modelos elegíveis distribuídos em 23 categorias. Importante ressaltar que as mudanças no mercado, a alteração da oferta e o crescimento (ou diminuição) de alguns segmentos impactaram diretamente a dinâmica do Melhor Revenda. Um exemplo é que as categorias de SUVs e de Híbridos cresceram em número de carros elegíveis. Já Hatches e Sedãs encolheram na oferta. Outras, como Subcompactos e Picapes Compactas, tiveram apenas dois competidores, cada uma. Segmentos com apenas um participante não entraram no prêmio.
Quem está apto a participar? Pelas regras do Melhor Revenda, foram considerados apenas os automóveis e comerciais leves vendidos em fevereiro de 2022 como zero-km e com preço sugerido de fábrica menor do que R$ 500.000. E que permaneceram à venda como zero-km nas listas oficiais das montadoras em fevereiro de 2023. O teto de preço só não foi aplicado nas categorias Híbrido e Elétrico, por conta do posicionamento desse segmento.
Modelos que passaram por reestilizações mais significativas, remodelações, novos motores ou que trocaram de geração ficaram de fora. Por isso, não estranhe a ausência de Honda HR-V, Jeep Compass, VW Polo ou Nissan Frontier, que passaram por grandes mudanças na linha 2022.
Da mesma forma, muitos veículos lançados no ano passado também não figuram nas categorias do Prêmio Melhor Revenda. É o caso de modelos como Citroën C3 e Fiat Fastback.
Confira agora todos os vencedores do Prêmio Melhor Revenda 2023. Veja quais os modelos que menos desvalorizaram após o último ano e como se comportou o carro que você tem ou pretende ter na garagem.