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Kia Sportage usado é alternativa a Jeep Compass a partir de R$ 95.000

Este SUV tem mais qualidades que defeitos e uma boa relação custo/benefício. Mas atenção à lista de equipamentos, que muda a cada ano

Por Alexandre Ule Ramos
7 set 2023, 13h40
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  • Lançado em junho de 2016 no Brasil, o Kia Sportage ainda pode ser considerado uma boa opção no mercado. Tem pontos positivos, poucos defeitos e uma atraente relação custo/benefício.

    Por conta da legislação de emissões de poluentes, o motor de quatro cilindros, herdado da geração anterior, 2.0 16V, com comando de válvulas variável, perdeu nada menos do que 11 cv, ficando nos 167 cv.

    Na época do seu lançamento, o Sportage EX tinha uma longa lista de equipamentos, que passavam por ar-condicionado bizona, bancos forrados de couro, teto solar, volante esportivo, bancos dianteiros com ajustes elétricos, luzes de leitura de led, tela do multimídia de 7”, paddle-shifts, monitor de ponto cego nas manobras, hill-holder e ESP, além de airbags laterais e de cortina.

    O problema começa em 2018, com a escolha das versões passando para códigos alfanuméricos indecifráveis e sem lógica. Senão vejamos: a versão básica era a P152, que trazia uma boa lista de equipamentos, entre eles câmera de ré, rodas de liga leve de aro 18 e piloto automático.

    Lanternas traseiras são unidas por um friso horizontal
    Lanternas traseiras são unidas por um friso horizontal (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Em seguida vinha a P254, com ar digital, bancos revestidos de couro, partida do motor sem chave, Apple CarPlay e Android Auto, paddle-shift, teto solar, rodas de liga leve aro 19, airbags laterais e de cortina e hill-holder. Bom, agora vem a P787, que possuía detector de ponto cego e de tráfego traseiro e finalmente… a P255!

    Opa, então a P787, que numericamente é a superior em termos de designação, é menos luxuosa que a P255? Isso mesmo. O problema é que na hora de escolher uma unidade usada fica bem mais difícil.

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    O problema não acaba por aí. Na linha 2019 muda tudo de novo, gerando mais confusão e aí as versões passam a ser a P152, P253, P264 e P265. Nas linhas 2020 e 2021 basicamente a situação se manteve a mesma, mas em 2022 temos somente a P264 e P265. Nessa salada de letras e números, encontrar o carro certo pode se tornar uma tarefa árdua.

    Tela de 7 polegadas vem de série na versão mais cara - a básica tem 5 polegadas
    Tela de 7 polegadas vem de série na versão mais cara – a básica tem 5 polegadas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    De uma forma geral, o Kia Sportage é um carro que não apresenta defeitos crônicos dignos de nota. A garantia de cinco anos também ajuda a encontrar carros com bom histórico de manutenção. É confortável, espaçoso e bem equipado.

    E o design ainda é atual. Como principais desvantagens temos a rede de concessionárias pequena, um motor considerado fraco para o porte do carro, não tem tecnologias atuais e corriqueiras presentes até em carros de menor valor, como o start-stop, por exemplo. O consumo é alto e o custo de manutenção fora da garantia também.

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    Atrás, espaço amplo e acesso facilitado
    Bom espaço atrás, com acesso facilitado, saídas de ar-condicionado dedicadas e teto solar duplo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Principais defeitos do Kia Sportage

    Lentes dos faróis – Frequentemente aparecem manchas nas lentes dos faróis, que não saem de jeito nenhum e demandam a troca do componente. Que, por sua vez, pode chegar manchado novamente! Olho vivo neles.

    Ruído na suspensão dianteira – Esse defeito pode ter duas causas: buchas da barra estabilizadora ou buchas de bandeja e bieletas. Mas frequentemente são confundidos com o próximo defeito descrito a seguir.

    Barulho na caixa de direção – Este é justamente o problema que gera mais dúvidas, mas esse ruído é diferente do problema na suspensão. Aqui se trata de uma batida mais seca, principalmente quando se esterça o volante e é causado por uma folga no interior da caixa de direção.

    Freio de estacionamento – São comuns as reclamações que o freio de mão não para o carro corretamente, mesmo após regulagens. Então o carro acaba apoiado no câmbio, quando parado, o que pode sobrecarregar a caixa.

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    Boia do tanque de combustível – Existe também na boia do tanque uma grande incidência de reclamações, pois simplesmente deixa de funcionar. Não são poucos os casos em que houve duas trocas dessa boia em garantia.

    A voz do dono

    Nome: Jerônimo Batista da Veiga
    Idade: 45 anos
    Profissão: comerciante
    Cidade: São Paulo (SP)

    O que eu adoro:

    “O design sem dúvida foi o que me atraiu primeiro. Apesar do tempo que passou, ainda é um carro bonito e que chama a atenção. É confortável e a garantia de cinco anos acaba sendo uma tranquilidade.”

    O que eu odeio:

    “O consumo, para um motor de quatro cilindros, é muito elevado, principalmente na cidade. Já o valor das peças preocupa, pois qualquer coisa que quebre fora da garantia custa muito caro.”

    Preços médios dos Kia Sportage usados:Kia Sportage Usados

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    Preços das peças do Kia Sportage:

    Peças Sportage

    Nós dissemos:

    QR_682_CARRO_SPORTAGEMAIO DE 2016 “As proporções do Sportage mudaram pouco, com um aumento de 4 cm no comprimento total e de 3 cm no entre-eixos, o que resulta principalmente em ganho no espaço interno. Na cabine, somos recebidos por um banco traseiro com bastante espaço, permitindo que cinco adultos viajem com relativo conforto – há saídas do ar atrás.”

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    Teste de pista (com gasolina)

    • Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,5 s
    • Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,7 s – 161,4 km/h
    • Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,9 s
    • Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,5 s
    • Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 7,9 s
    • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,9 / 27,7 / 63,8 m
    • Consumo urbano: 9,3 km/l
    • Consumo rodoviário: 12,1 km/l

    Ficha técnica – Kia Sportage

    • Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.999 cm3, 16V, 167/156 cv a 6.200 rpm, 20,2/18,8 mkgf a 4.700 rpm
    • Câmbio: aut., seq.,6 marchas, tração dianteira
    • Suspensão: McPherson (d) / multilink (t)
    • Freios: a disco vent.(diant.) / sólido (tras.)
    • Direção: elétrica, 10,6 m (diâm. giro)
    • Rodas e pneus: liga leve, 245/45 R19
    • Dimensões: comprimento, 448 cm; altura, 166,5 cm; largura, 185,5 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.570 kg; tanque, 62 l
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