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Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Primeiro Honda Fit é automático de R$ 25.000 que faz 15 km/l e não quebra

Primeira geração do Honda Fit é referência em durabilidade e consumo, e mantém preço mesmo após mais de 20 anos; veja possíveis defeitos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2025, 10h01 - Publicado em 5 out 2025, 09h58
Honda Fit 2007 vermelho
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Como reclamar de um carro que venceu quatro edições seguidas da pesquisa Os Eleitos (2004 a 2007), que mede a satisfação do proprietário, e foi apontado por QUATRO RODAS como Melhor Compra do Ano em 2004 e 2005? Esse é o histórico da primeira geração Honda Fit, modelo tão adorado por seus donos que mantém valor e tem procura no mercado de usados mesmo tendo sido lançado há mais de 20 anos.

Foi até difícil encontrar quem aponte defeitos e problemas recorrentes do monovolume, que seguiu à venda em sua primeira geração até o final de 2007. Você pode ver o guia de compras da segunda geração do Fit aqui.

Honda Fit LXL 1.4 2005
Fit 1.4 LXL 2005 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Entre as virtudes do primeiro Honda Fit, a confiabilidade mecânica é unanimidade: o Fit quase nunca quebra. Outro ponto elogiado é o baixo consumo — no teste publicado em maio de 2003, o Fit 1.4 registrou 11,8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, com gasolina. É um bom resultado até para os dias de hoje.

Motor do Fit Flex LXL 1.4, modelo 2007 da Honda, testado pela Revista Quatro Rodas, no Centro Cultural Tomie Ohtake.
Fit 1.4 Flex LXL 2007 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Mágica? Nem tanto. O motor 1.4 8V i-DSI tem duas velas por cilindro, totalizando oito velas e oito bobinas de ignição. Essa tecnologia, chamada de Ignição Dupla Sequencial Inteligente (Intelligent Dual Sequential Ignition – i-DSI), foi utilizada para otimizar a queima do combustível em baixas rotações, resultando em mais economia e torque, mas já foi abandonada. É bom ficar atento, porque há o dobro de velas, bobinas e cabos para trocar.

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Painel do Fit Flex LXL 1.4, modelo 2007 da Honda, testado pela Revista Quatro Rodas, no Centro Cultural Tomie Ohtake.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Lançado em abril de 2003, o pequeno monovolume de 3,83 metros impressionava pelo espaço interno. Os bancos traseiros rebatíveis formavam uma superfície plana de 1,70 metro, útil para levar cargas grandes. Inicialmente, havia apenas a versão 1.4 de 80 cv e 11,8 kgfm, com câmbio manual ou CVT — tornando o Fit o primeiro nacional com transmissão continuamente variável.

Fit LX, modelo 2004 da Honda testado pela revista Quatro Rodas.
Honda Fit LX 2004 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Mesmo na configuração básica LX, o Honda Fit era bem equipado: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, airbag para o motorista, alarme e preparação para som. A versão LXL adicionava rodas de liga leve, duplo airbag, ABS e CD player.

Interior da Fit, minivan da Honda.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Interior da Fit, minivan da Honda.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 2005, surgiu a versão EX, topo de linha, com motor 1.5 de 105 cv e 14,8 kgfm, que apagou a falta de agilidade do 1.4 no trânsito urbano. Para diferenciá-las, olhe o logotipo traseiro: no 1.4, o pingo do “i” é vermelho; no 1.5, é azul.

Honda Fit LX 2004
Honda Fit LX 2004 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 2007, o Fit recebeu leve reestilização, com nova grade, para-choques e repetidores de seta nos retrovisores. Não durou muito, porque a segunda geração foi lançada em 2008.

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Apontado como usado de baixa desvalorização, o Honda Fit não para na loja mesmo hoje, quando os carros estão com cerca de 20 anos . Achou um carro em bom estado e sem os crônicos amassados na traseira? É melhor agir rápido: dificilmente fica disponível por muito tempo.

Nós dissemos (junho de 2003)

Fit LXL 1.4, minivan da Honda, testada pela revista Quatro Rodas.

“O Fit se destaca pelas soluções internas. Sem o tanque de combustível deslocado alguns centímetros à frente, por exemplo, seria impossível obter 1,28 metro de altura útil na parte traseira. São dez diferentes combinações possíveis de bancos. Com o rebatimento do encosto dianteiro, abre-se um espaço de 2,40 metros. O Fit leva vantagem por ter operação simples e maior número de combinações.”

Problemas e defeitos do Honda Fit de primeira geração

Farol do automóvel Honda Fit EX CVT 1.5, modelo 2007, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Faróis — É comum a infiltração de água após chuva forte ou lavagem, especialmente nos modelos 2004. Além disso, hoje a maioria dos faróis originais estão opacos e precisam de tratamento estético.

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Ruído nos vidros dianteiros — Mais frequente nas primeiras unidades. Defeito causado pelas máquinas dos vidros, alvo de boletim de serviço da Honda na época.

Cárter — Como alguns modelos não têm protetor de cárter, verifique sinais de amassados na parte dianteira.

Rangido nos bancos — Aparece mais nas versões antigas e também teve correção técnica.

Ruídos na dianteira — Podem vir da caixa de direção, suspensão dianteira ou dos coxims de motor e câmbio. Faça test-drive em ruas irregulares.

Pense também em uma…

Meriva Joy 1
Meriva Joy (Acervo/Quatro Rodas)
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Chevrolet Meriva — É mais fácil de encontrar e oferece espaço interno maior. O motor 1.8 agrada quem acha o Fit fraco, mas o consumo é mais alto. O comportamento em curvas é mais próximo ao de um carro tradicional, enquanto o Fit lembra uma minivan.

Preços médios do Honda Fit (2003 a 2008)

Ano 1.4 LX 1.4 LXL 1.4 LX CVT 1.4 LXL CVT 1.5 EX MT 1.5 EX CVT
2003 R$ 21.565 R$ 23.866 R$ 26.249 R$ 27.144
2004 R$ 23.931 R$ 24.463 R$ 27.640 R$ 27.984 R$ 27.745 R$ 28.158
2005 R$ 25.914 R$ 28.886 R$ 26.722 R$ 28.944 R$ 29.703 R$ 31.811
2006 R$ 29.487 R$ 29.490 R$ 32.347 R$ 32.518 R$ 32.718 R$ 33.168
2007 R$ 31.969 R$ 32.317 R$ 33.711 R$ 34.158 R$ 35.454 R$ 37.149
Honda Fit LX 2004
Honda Fit LX 2004 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ficha Técnica – Honda Fit LX 1.4 Automático (2003)

  • Motor: gasolina, dianteiro, transv., 4 cilindros, aspirado, 8 válvulas, 1.339 cm³, 83 cv a 5.700 rpm, 12,4 kgfm a 2.800 rpm
  • Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
  • Freios: disco sólido (dianteira), tambor (traseira)
  • Direção: elétrica, 9,6 m de diâmetro de giro
  • Rodas e pneus: aço, 175/65 R14
  • Dimensões: comprimento 3,83 m, largura 1,68 m, altura 1,52 m, entre-eixos 2,45 m, peso 1.014 kg, vão livre 15,0 cm, porta-malas 353 litros, tanque 42 litros
Honda Fit EX CVT 1.5, modelo 2007, testado pela revista Quatro Rodas.
Honda Fit EX 1.5 CVT 2007 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ficha Técnica – Honda Fit EX/EXS 1.5 Flex Automático (2006)

  • Motor: flex (etanol/gasolina), dianteiro, transv., 4 cilindros, aspirado, 16 válvulas, 1.496 cm³, 110/105 cv (etanol/gasolina) a 5.800 rpm, 14,8/13,7 kgfm (etanol/gasolina) a 4.800 rpm
  • Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)
  • Direção: elétrica, 9,6 m de diâmetro de giro
  • Rodas e pneus: liga leve, 185/55 R15
  • Dimensões: comprimento 3,83 m, largura 1,68 m, altura 1,52 m, entre-eixos 2,45 m, peso 1.067 kg, vão livre 15,0 cm, porta-malas 353 litros, tanque 42 litros
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