VW Golf 7 usado ainda é muito bom, mas câmbio DSG dá dor de cabeça
Bonito, seguro, bem equipado e gostoso de dirigir: o hatch alemão continua sendo a referência no segmento dos médios
Os hatches médios podem até ter saído de moda, mas o VW Golf continua sendo uma ótima opção para quem busca um carro confortável, bem construído e com dirigibilidade suave e esportiva.
Importado da Alemanha em 2013, a sétima geração sacudiu o segmento nas versões Highline (1.4 de 140 cv) e GTI (2.0 de 220 cv), ambas turbinadas, com injeção direta e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem (7 marchas na Highline e 6 na GTI).
Mais barata, a Highline oferecia ainda um câmbio manual de 6 marchas. Destaque em todos era a suspensão traseira multilink, que melhorou muito a precisão e resposta dinâmica do Golf sem comprometer o conforto.
O generoso pacote de itens de série incluía ar bizona, ESP, freio de mão elétrico com Auto Hold e piloto automático.
Com airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos do motorista, ele foi o primeiro a receber 5 estrelas (adultos e crianças) no Latin NCAP.
A Highline tinha três pacotes: Elegance (navegação, chave presencial e roda de aro 17), Exclusive (couro, xenônio e DRL de leds) e Premium (banco do motorista elétrico e detector de cansaço).
Havia ainda teto solar para Highline e GTI. Meses depois, veio a versão Comfortline, com ar convencional e sem piloto nem DRL.
O primeiro downgrade do Golf foi na linha 2015, vinda do México: perdeu o freio elétrico. Em 2016, ele era fabricado no Brasil, com mais perdas.
A Comfortline ganhou o 1.6 MSI (recém descontinuado) flex e aspirado, de 110/120 cv, com perda sensível de torque. A Highline manteve o 1.4 TSI, que virou flex e subiu a 150 cv.
Ambas perdiam o câmbio DSG e o multilink, substituídos por um automático convencional de 6 marchas e pelo eixo de torção. Só a GTI não mudou. Mas o acabamento interno do Golf continuou superior ao dos rivais.
Evite a Comfortline 1.6 MSI: a linha 2017 trouxe um 1.0 TSI mais potente e econômico, desde que o dono não se incomode com o câmbio manual de 6 marchas.
Evite também a versão esportiva e híbrida GTE, importada apenas no final de 2019 como modelo 2020. A questão é que apenas 99 unidades foram importadas e, encalhadas nas lojas, cerca de 60 delas foram vendidas para locadoras. E agora estão encalhadas nas lojas de seminovos dessas locadoras.
A combinação do motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e outro elétrico de 102 cv e 33,6 kgfm resulta em 204 cv e 35,7 kgfm. A bateria de íon-litio de 380V tem potência nominal de 8,8 kWh (6,9 kWh efetivo) e pode ser recarregada em até 3h45 em um carregador doméstico, incluso no carro. Em nosso teste fez até 40 km/l.
A única coisa que destoa no Golf é o atendimento da rede: abaixo do exigido pelo carro, como mostrou nosso teste de Longa Duração.
Principais defeitos do VW Golf
Transmissão – Apesar do ruído elevado, o câmbio DSG não tem problemas crônicos desde que não tenha sido submetido a mau uso. Na dúvida, consulte um especialista.
Pneus – Procure por bolhas nos modelos equipados com rodas de 17 polegadas. O desgaste irregular pode indicar problemas de alinhamento. Os Golf com suspensão multilink também exigem alinhamento do eixo traseiro.
Teto solar – Verifique se ele abre e fecha suave e silenciosamente. Estalos e trancos são indícios de sujeira ou lubrificação incorreta no mecanismo dos trilhos. Sinais de oxidação e mofo no forro do teto indicam provável infiltração de água.
Recall 1 – Uma falha na bomba de combustível dos modelos produzidos entre dezembro de 2013 e maio de 2014 pode fazer com que o motor não dê a partida ou desligue em movimento, com risco de acidente. O recall engloba as unidades com chassis de EW215493 a EW400754.
Recall 2 – No GTI foi constatada falha na vedação da galeria de combustível, defeito que pode provocar incêndio devido ao vazamento de combustível. A convocação abrange o modelo 2015 com chassis de FM031273 a FM049246.
A voz do dono
- Nome: Gustavo Pulita
- Idade: 37 anos
- Profissão: gerente financeiro
- Cidade: Caxias do Sul (RS)
O que eu adoro – “O acabamento é excepcional: o interior não faz barulho mesmo após anos de uso. Ótimo desempenho e uma dirigibilidade excelente: gostoso de dirigir, tem suspensão macia na medida certa e ótima em curvas.”
O que eu odeio – “A rede autorizada costuma não dar manutenção adequada, forçando o cliente a retornar várias vezes para resolver o mesmo problema. Sem dúvida é necessário mais treinamento específico sobre o produto.”
Nós dissemos
Fevereiro de 2016 – “Ao volante, o motor 1.6 não desaponta, apesar de não ter a mesma vitalidade do 1.4 TSI. Garante respostas imediatas ao acelerador e potência suficiente para ultrapassagens, mesmo em altas velocidades (…). Mas a sensação de menor agilidade se dá principalmente pela falta do turbo.”
PREÇO MÉDIO DOS VW GOLF USADOS (KBB)
Modelo | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
Comfortline 1.4 TSI manual | R$ 74.100 | R$ 76.150 | – | – | – | – |
Comfortline 1.4 TSI DSG |
R$ 76.000
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R$ 79.300 | – | – | – | – |
Comfortline 1.6 MSI manual | – | R$ 75.200 |
R$ 76.160
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R$ 76.400
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–
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–
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Comfortline 1.6 MSI automático | – | – |
R$ 78.720
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– | – | – |
Comfortline 1.0 TSI manual | – | – | – |
R$ 81.900
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–
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–
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Comfortline 1.0 TSI automático | – | – | – |
–
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R$ 97.590 | – |
Highline 1.4 TSI DSG | R$ 82.889 |
R$ 91.000
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– | – | – | – |
Highline 1.4 TSI automático | – | – | R$ 94.000 | R$ 114.000 | R$ 126.398 | – |
Highline 1.4 TSI manual | R$ 87.000 | R$ 84.961 | R$ 96.000 | R$ 109.900 | – | |
GTI 2.0 TSI DSG | R$ 127.700 |
R$ 135.395
|
R$ 144.754 |
R$ 155.500
|
R$ 197.247
|
R$ 214.085
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GTE 1.4 TSI DSG | – |
–
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– |
–
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–
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R$ 209.000
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Preço das peças do VW Golf
Peças | Original | Paralelo |
Para-choque (dianteiro) | R$ 1.526 | R$ 2.800 |
Farol completo (cada um) | R$ 1.763 | R$ 1.500 |
Pastilhas de freio (par dianteiro) | R$ 696 | R$ 210 |
Disco de freio (par dianteiro) | R$ 3.184 | R$ 420 |
Amortecedores | R$ 5.260 | R$ 2.400 |
Kit de embreagem | R$ 3.184 | R$ 4.000 |
Pense também em um…
Ford Focus (3ª geração):
Apresentado em 2013, o Focus vem bem equipado desde as versões mais simples e tem suspensões com acerto mais rígido que o do Golf, além de uma direção mais firme e direta. Esse perfil mais esportivo combina bem com o motor 1.6 flex de 131/135 cv e melhor ainda com 2.0 de injeção direta, com 175/178 cv.