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Chevrolet Onix automático faz 16 km/l e usado parte dos R$ 50.000

Primeira geração do Chevrolet Onix ajudou a popularizar o câmbio automático de seis marchas e hoje é uma opção racional entre os usados

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 ago 2024, 17h40 - Publicado em 30 ago 2024, 15h00
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  • Chevrolet Onix
     (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A primeira geração do Chevrolet Onix foi um grande acerto. Estreou em 2012 para substituir o Corsa, apagado no mercado, e se tornou o carro mais vendido do Brasil em 2015. Só foi perder esse posto em 2020, já em sua segunda geração geração. Mas já havia feito seu nome.

    Foi o maior sucesso da GM nos últimos anos. Se não era referência entre os hatches compactos, reunia qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média. Especialmente a partir de 2014, quando o foi lançado o Chevrolet Onix automático.

    Porta-malas traz sempre 280 litros
    Porta-malas traz sempre 280 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O câmbio automático de seis marchas, o mesmo GF6 de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze, era sempre combinado ao motor 1.4 8V com 106/98 cv e 13,9/13 kgfm. Nem tão potente e nem tão fraco, tinha desempenho aceitável: o zero a 100 km/h ficava ao redor dos 13 segundos.

    Chevrolet Onix
    Motor 1.4 SPE/4, da Chevrolet, é flex (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A reestilização do Onix 2017 ainda trouxe evoluções com os motores chamados SPE.4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada, que melhoraram o consumo. Ainda teve a troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, de acordo com a fabricante.

     

    Desta forma, o consumo do Chevrolet Onix automático fica nos 12,9 km/l em regime urbano e 15,9 km/l no circuito rodoviário nos testes da Quatro Rodas, sempre com gasolina.

    Melhores versões do Chevrolet Onix

    Chevrolet Prisma LTZ

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    Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto. Para um carro lançado há mais de dez anos, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados.

    Retrovisores e teto são pintados de preto
    Chevrolet Onix Effect 1.4 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O bom nível de equipamentos vem do fato de todos os Chevrolet Onix 1.4 LT automáticos terem freios ABS, airbags, direção com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, além de rodas de liga leve aro 15. O aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque, era opcional.

    Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza
    Onix segue como o mais vendido do Brasil (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Onix Activ
    Onix Activ (João Mantovani/Quatro Rodas)

    A propósito, a reestilização do Onix corrigiu alguns pênaltis. Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.

    Chevrolet Onix Activ
    (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Pode ser interessante considerar o Chevrolet Onix Activ, versão aventureira que  surgiu após a reestilização. É identificada pelos adereços de plástico preto espalhados pela carroceria e pelas barras longitudinais no teto.

    Chevrolet Onix Activ

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    Além do estilo off-road light, a suspensão foi recalibrada e, graças também aos pneus maiores, a altura em relação ao solo cresceu 30 mm. A cabine que é bem exótica, pelos detalhes e partes do painel na cor laranja no primeiro ano de produção.

    Problemas e defeitos do Chevrolet Onix

    Chevrolet Onix Activ
    Central MyLink ganhou botões mais fáceis de visualizar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Câmbio – Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.

    Direção hidráulica – Preste atenção em ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica. A direção elétrica foi incorporada em 2017.

    Recall 2 – Os modelos 2014 e 2015 sofreram problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.

    onix
    O Onix Actic é o modelo que oferece menos espaço para a cabeça dos ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    ONIX
    O Onix Actic é o modelo que oferece menos espaço para a cabeça dos ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Onix Activ
    Porta-malas leva 280 litros de bagagem. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Preço médio dos Chevrolet Onix automáticos usados (tabela KBB)

    Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019
    LT 1.4 8V AT
    R$ 49.900
    R$ 52.200 R$ 53.600
    R$ 59.800
    R$ 65.800 R$ 68.900
    LTZ 1.4 8V AT R$ 53.700
    R$ 55.500
    R$ 59.000
    R$ 63.000
    R$ 70.500
    R$ 70.470
    Advantage 1.4 8V AT
    R$ 62.800
    R$ 66.500
    Activ 1.4 8V AT R$ 66.328 R$ 67.168
    R$ 71.900
    Comparativo Onix x Etios
    Interior do Onix Advantage, versão básica com câmbio automático (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Preço das peças do Chevrolet Onix

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 1.364 R$ 810
    Farol (cada um) R$ 1017 R$ 750
    Discos de freio (par) R$ 416 R$ 125
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 217 R$ 130
    Amortecedores (os quatro) R$ 1.421 R$ 940
    Comparativo Onix x Etios
    Parece roda, mas não é: as calotas de 15 polegadas escurecidas são exclusivas da versão Advantage (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Teste de pista (com gasolina) – Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT

    Onix Advantage
    Aceleração de 0 a 100 km/h 13,2 s
    Aceleração de 0 a 1000 m 35 s – 146,3 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h 5,7 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 7,6 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 10,1 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,9/29/66,6 m
    Consumo urbano 12,9 km/l
    Consumo rodoviário 15,9 km/l

    Ficha técnica – Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT

    Onix Advantage
    Motor flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.389 cm³, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13
    mkgf a 4.800 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas,
    tração dianteira
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Direção elétrica, diâmetro de giro 10,3 m
    Rodas e pneus aço, 185/65 R15
    Dimensões comprimento, 393,3 cm; largura, 170,5 cm; altura, 147,6 cm; entre-
    -eixos, 252,8 cm; peso, 1.067 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 280 l

     

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