Zeekr está desenvolvendo nova versão do 001 FR com mais de 2.000 cv
Modelo chinês deve receber novo conjunto elétrico, com reforços no chassi e ainda mais potência do que os 1.300 cv da versão atual

A Zeekr pode estar desenvolvendo uma nova versão do 001 FR, que atingirá uma potência acima dos 2.000 cv. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pela marca, mas foi divulgada por perfis especializados na rede social chinesa Weibo, como o Hanlu e o MetaAuto, que já anteciparam outros lançamentos da indústria local.
O 001 FR atual foi apresentado em outubro de 2023 com um conjunto de quatro motores elétricos, tração integral e 1.300 cv. Segundo a marca, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,02 segundos. A bateria de 100 kWh suporta recargas de 10% a 80% em 15 minutos.

A nova versão, que ainda está em desenvolvimento, deverá passar por mudanças estruturais para que o carro comporte o aumento de potência. Além do reforço no chassi, também devem ser adotadas novas soluções para controle de peso e revisão de componentes como freios e pneus.
Atualmente, o 001 FR custa 769 mil yuans (cerca de R$ 590 mil), e já é um dos modelos mais potentes produzidos em série na China. A Zeekr posiciona o carro como um esportivo elétrico de altíssimo desempenho dentro do segmento premium chinês.
O modelo oferece modos de condução específicos, como o chamado “Modo Räikkönen”, que simula o comportamento de um carro de competição, e o “Modo Overclocking”, que libera toda a potência disponível por um período limitado.

Embora a marca ainda não tenha se pronunciado, o histórico da indústria local mostra que os prazos para projetos desse tipo são cada vez mais curtos. É possível que a nova versão seja apresentada ainda em 2025.
A Zeekr é uma marca do grupo Geely voltada exclusivamente para modelos elétricos e tem ganhado destaque com projetos de nicho e foco em inovação. A produção de um modelo com mais de 2.000 cv representaria um marco técnico importante para a empresa — mas também levanta questões sobre usabilidade, segurança e controle térmico.