Zeekr confirma início nas vendas no Brasil para o fim de 2024
Compartilhando plataforma e tecnologias com a Volvo, marca chinesa desembarcará no país com SUV médio e crossover esportivo
A lista de marcas chinesas no Brasil continua a crescer e a próxima a fazer a sua estreia será a Zeekr, que faz parte do Grupo Geely – também dono de Volvo, Lotus, Smart e Lynk & Co. Antes prevista para estrear em setembro, a empresa agora confirma que sua operação brasileira será iniciada no último trimestre de 2024.
Mirando no segmento de luxo e com ao menos 10 concessionárias no Brasil durante a 1ª fase, a Zeekr tentará pegar alguns clientes da Volvo, com quem divide boa parte dos componentes, além das tradicionais Audi, BMW e Mercedes-Benz. A estratégia será uma que conhecemos bem e muito utilizada pelas empresas chinesas, custando menos do que a concorrência.
“O Brasil é um mercado regional estratégico na expansão global da Zeekr. Estamos confiantes de que, ao fornecer um alto nível de veículos elétricos de luxo e serviços Zeekr, construiremos uma história de marca de sucesso no Brasil e contribuiremos para um futuro sustentável”, afirma Chen Yu, Vice-Presidente da Zeekr.
Anteriomente, durante uma apresentação feita na China, a Zeekr revelou que os primeiros carros para o mercado brasileiro serão o Zeekr X, um SUV médio, e o Zeekr 001, uma perua do tipo shooting brake. Há planos para vender o sedã 007 e o enorme SUV 7X em 2025.
O Zeekr X será o modelo de maior volume, com preços abaixo dos R$ 300.000, fazendo com que dispute espaço com o Volvo EX30. Apesar de ser feito com a mesma plataforma SEA, baseada em uma arquitetura de 800 V, é um carro maior do que o sueco, medindo 4,45 metros de comprimento, 22 cm a mais, com 10 cm extras no entre-eixos, que mede 2,75 m.
Outra diferença em relação ao EX30 é a motorização, desembarcando no Brasil na versão Prestige AWD com dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando um total de 434 cv. Com uma bateria de 66 kwh, suficientes para que tenha uma autonomia por volta de 400 km. O EX30 está disponível com baterias de até 69 kWh, porém somente com um motor de 276 cv, enquanto a variante de tração integral ainda não tem uma data definida para chegar.
Já o Zeekr 001 terá uma estratégia diferente, com três versões e um preço inicial entre R$ 400.00 e R$ 450.000, o que é a mesma faixa do Volvo XC60 híbrido plug-in, mas enfrentando Audi e-tron, BMW i4 e Porsche Taycan.
Na configuração mais barata, tem dois motores elétricos e um total de 544 cv, abastecidos por uma bateria de 100 kWh de NMC, sendo capaz de rodar por 580 km. As versões acima elevam a potência para 789 cv, mantendo as baterias de 100 kWh, porém com uma autonomia de até 705 km.
A chegada da Zeekr ao Brasil é um marco importante para nossa indústria, pois estamos trazendo o que existe de melhor em termos de design, tecnologia avançada, sofisticação, performance e segurança.” afirma Ronaldo Znidarsis, diretor de operações da Zeekr no Brasil.