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Zeekr X é o ‘primo rico’ do Volvo EX30 e já encontramos ele em São Paulo

Zeekr X é o SUV chinês que estreia em breve no país, com mesma plataforma do Volvo EX30, luxo extra e mais performance; ambos são feitos na China pela Geely

Por Eduardo Passos
Atualizado em 10 jun 2024, 14h42 - Publicado em 10 jun 2024, 14h00
Zeekr X Privilege AWD: versão topo de linha do SUV elétrico já está bem perto do seu lançamento brasileiro
Zeekr X Privilege AWD tem 434 cv, 55,4 kgfm e preço estimado em R$ 350.000 (Renato Passos/Quatro Rodas)
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A China vem dominando com tanta força o mercado automotivo que até marcas de luxo consagradas já se dobram aos orientais. É só ver o caso do Volvo EX30: o SUV elétrico de nova geração estreou no Brasil há algumas semanas, com preços atraentes e boa pré-venda. Mas agora já é a vez do Zeekr X ganhar as ruas: basicamente, uma versão plus do utilitário “sueco”, o X não apenas já roda pelas ruas brasileiras, como foi flagrado de perto por QUATRO RODAS.

Zeekr X e Zeekr 001 , flagrados em teste em São Paulo (SP) por QUATRO RODAS (5)
Junto dele, será vendido a perua Zeekr 001, também elétrica (Renato Passos/Quatro Rodas)

Sueco entre aspas, pois a Volvo pertence à chinesa Geely, que também é dono da Zeekr, Smart e Lotus, entre outras. A estratégia do conglomerado é justamente mesclar o que cada continente faz de melhor: design e percepção positiva, dos europeus, mais as baterias e arquitetura dos chineses. A produção do X e do EX30, entretanto, é sempre na China, nas plantas de Zhangjiakou e Chengdu, respectivamente.

Volvo EX30 estreou já sendo o quarto carro elétrico mais vendido do país em maio
Volvo EX30 estreou já sendo o quarto carro elétrico mais vendido do país em maio (Divulgação/Volvo)

Volvo EX30: primo ‘pobre’?

O Volvo EX30 tem preços entre R$ 229.950 e R$ 293.950, dependendo, principalmente, do tamanho das baterias e alguns opcionais. Não é barato, mas, sem dúvidas, é valor que insere a Volvo em briga até com SUVs médios flex, como o Jeep Compass. É provável que ele se torne o carro mais vendido da marca daqui em diante.

Zeekr 001, por sua vez, se aproxima do Porsche Taycan
Zeekr 001, por sua vez, se aproxima do Porsche Taycan (Renato Passos/Quatro Rodas)

Mas acontece que o EX30 não é tão luxuoso assim: em 2023, fomos a Barcelona dirigi-lo, e notamos a sacada da montadora em apostar no bom gosto, a fim de tornar o simples agradável. Os plásticos duros, por exemplo, são literalmente revestidos por jeans – uma solução que, por usar materiais reciclados, é barata mas bem vista sob a ótica ambiental.

O mesmo vale para os polímeros que compõem os assentos de material, à semelhança do suede mas feitos de garrafas PET e óleo de pinho. No campo tecnológico, por sua vez, o quadro de instrumentos foi simplesmente removido, já que era mais barato manter uma central multimídia que tem alto processamento, mas, por ir sozinha no painel, poupa peças e tempo de montagem.

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Maior e bem mais esportivo, Zeekr X tem sujeira que indica testes intensos
Maior e bem mais esportivo, Zeekr X tinha sujeira que indica testes intensos (Renato Passos/Quatro Rodas)

Zeekr X: primo mais rico

A Zeekr estreará no Brasil com X e a perua esportiva Zeekr 001 ainda em 2024. Ambos já foram testados em rodovias brasileiras e na pista da Goodyear em Americana (SP) durante seus testes de homologação, agora sendo vistos pelo leitor Renato Passos em um estacionamento de São Paulo (SP) neste domingo (10). Renato sacou a oportunidade e fez o flagra detalhado para QUATRO RODAS.

Interior do Zeekr X
Interior do Zeekr X tem multimídia que se movimenta horizontalmente (Zeekr/Divulgação)
Acabamento em tons escuros foge do gosto chinês e indica certa atenção ao consumidor brasileiro
Acabamento em tons escuros foge do gosto chinês e indica certa atenção ao consumidor brasileiro (Renato Passos/Quatro Rodas)

As imagens mostram que a estreia será feita pelo Zeekr X Privilege AWD, versão topo de linha. Nele, há um motor em cada eixo, totalizando 434 cv e 55,4 kgfm. Dá para ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 s e, com bateria cheia, rodar 400 km, segundo dados de fábrica. A autonomia no padrão Inmetro pode ficar ao redor dos 340 km.

Interior do Volvo EX30
Interior do Volvo EX30 (Divulgação/Volvo)
VolvoEX30_Horizontal_Bancos1
(Divulgação/Volvo)

Em comparação, o Volvo EX30 do Brasil oferece só 272 cv e 35 kgfm, com motor e tração traseira e autonomia que vai dos 250 km aos 338 km, a depender da versão. Há versão bimotor na Europa, mas, independentemente disso, o EX30 é menor: são 10 cm de diferença no entre-eixos e 23 cm no comprimento.

Eventual chegada do Volvo EX30 bimotor pode causar competição entre as fabricantes irmãs no Brasil. Isso já ocorre na Europa
Eventual chegada do Volvo EX30 bimotor pode causar competição entre as fabricantes irmãs no Brasil. Isso já ocorre na Europa (Divulgação/Volvo)

Por dentro, o Zeekr X ainda oferece o quadro de instrumentos digital, uma central multimídia que desliza horizontalmente, head-up display com realidade aumentada, revestimento de material macio que imita couro ao redor de bancos e painéis, acabamento em cor de bronze e outra pegada de design, tanto por dentro quanto por fora.

Zeekr X
Zeekr X (Zeekr/Divulgação)

Vale lembrar que Zeekr e Volvo têm operações independentes no Brasil e, por isso, é provável que o baixo volume e custo de entrada da novata impacte no preço dos seus carros. Por outro lado, também é justo esperar que haja lucros pequenos, a fim de impulsionar as vendas, fazendo dos R$ 350.000 uma estimativa de preço razoável para o Zeekr X.

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Zeekr X
Zeekr X (Zeekr/Divulgação)
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