VW ID.Buzz será robô-táxi na Alemanha ainda em 2025
Diferente do sistema da Tesla, ID. Buzz AD foi projetado desde o início como um veículo 100% autônomo para uso urbano

A Volkswagen está avançando no desenvolvimento do ID. Buzz AD, uma versão autônoma da minivan elétrica ID. O modelo foi projetado para atuar como veículo de transporte urbano. O modelo traz tecnologia de direção autônoma nível 4, capaz de operar sem intervenção humana em áreas pré-definidas.

O processamento é realizado por chips de alta performance que coordenam as informações para tomada de decisões instantâneas. Ele será equipado com uma combinação avançada de sensores que incluem 13 câmeras, 9 sensores LIDAR e 5 radares. O sistema terá uma inteligência artificial que irá mapear e interpretar o ambiente ao redor em tempo real, garantindo segurança e eficiência na condução.
Desde 2023, a Volkswagen realiza testes da versão autônoma do ID. Buzz em cidades como Munique, Hamburgo e Austin, nos Estados Unidos. Nessa fase, os veículos circulam com motoristas de segurança a bordo, que atuam para monitorar o funcionamento do sistema e intervir se necessário.
O cronograma da montadora prevê o início da operação comercial do ID. Buzz AD em 2025 na Alemanha, com expansão para outros mercados previstos nos anos seguintes. A expectativa é que esse tipo de veículo atue em serviços de mobilidade urbana, como táxis e transporte compartilhado, contribuindo para a redução do uso do carro particular.

A Volkswagen também destacou que o modelo tem foco em segurança e eficiência operacional. A condução autônoma nível 4 permitirá que o veículo circule sem nenhum motorista em rotas pré-definidas, e apenas em áreas autorizadas. No entanto, a presença de um operador humano seguirá obrigatória durante as etapas iniciais de validação.
A montadora alemã destacou que, ao contrário do sistema de assistência ao motorista utilizado pela Tesla, o ID. Buzz AD foi desenvolvido desde o início como um veículo totalmente autônomo, com arquitetura própria de sensores e software, preparado especificamente para operar em modo robô-táxi.
A decisão do início dos testes nos Estados Unidos faz parte de uma estratégia da Volkswagen para validar o desempenho da tecnologia em diferentes ambientes. O objetivo é o ID. Buzz AD atenda futuramente a diferentes serviços de transporte, com ênfase na mobilidade sustentável e inteligente.