Abril Day: Revista em casa por apenas 9,90

VW ID.Buzz será robô-táxi na Alemanha ainda em 2025

Diferente do sistema da Tesla, ID. Buzz AD foi projetado desde o início como um veículo 100% autônomo para uso urbano

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 3 jul 2025, 09h55 - Publicado em 2 jul 2025, 19h00
ID. BUZZ AD
 (MOIA/Divulgação)
Continua após publicidade

A Volkswagen está avançando no desenvolvimento do ID. Buzz AD, uma versão autônoma da minivan elétrica ID. O modelo foi projetado para atuar como veículo de transporte urbano. O modelo traz tecnologia de direção autônoma nível 4, capaz de operar sem intervenção humana em áreas pré-definidas.

ID. BUZZ AD
(MOIA/Divulgação)

O processamento é realizado por chips de alta performance que coordenam as informações para tomada de decisões instantâneas. Ele será equipado com uma combinação avançada de sensores que incluem 13 câmeras, 9 sensores LIDAR e 5 radares. O sistema terá uma inteligência artificial que irá mapear e interpretar o ambiente ao redor em tempo real, garantindo segurança e eficiência na condução. 

Desde 2023, a Volkswagen realiza testes da versão autônoma do ID. Buzz em cidades como Munique, Hamburgo e Austin, nos Estados Unidos. Nessa fase, os veículos circulam com motoristas de segurança a bordo, que atuam para monitorar o funcionamento do sistema e intervir se necessário.

O cronograma da montadora prevê o início da operação comercial do ID. Buzz AD em 2025 na Alemanha, com expansão para outros mercados previstos nos anos seguintes. A expectativa é que esse tipo de veículo atue em serviços de mobilidade urbana, como táxis e transporte compartilhado, contribuindo para a redução do uso do carro particular.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
ID. BUZZ AD
(MOIA/Divulgação)

A Volkswagen também destacou que o modelo tem foco em segurança e eficiência operacional. A condução autônoma nível 4 permitirá que o veículo circule sem nenhum motorista em rotas pré-definidas, e apenas em áreas autorizadas. No entanto, a presença de um operador humano seguirá obrigatória durante as etapas iniciais de validação.

Continua após a publicidade

A montadora alemã destacou que, ao contrário do sistema de assistência ao motorista utilizado pela Tesla, o ID. Buzz AD foi desenvolvido desde o início como um veículo totalmente autônomo, com arquitetura própria de sensores e software, preparado especificamente para operar em modo robô-táxi.

A decisão do início dos testes nos Estados Unidos faz parte de uma estratégia da Volkswagen para validar o desempenho da tecnologia em diferentes ambientes. O objetivo é o ID. Buzz AD atenda futuramente a diferentes serviços de transporte, com ênfase na mobilidade sustentável e inteligente. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.