Volvo EX90 será entregue ‘capado’ até atualização chegar via internet
Primeiras unidades do SUV elétrico serão entregues sem recursos como Apple CarPlay sem fio, alerta de tráfego cruzado e com bateria descarregando sozinha
![Volvo EX90](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/11/305711_Volvo_EX90-e1668010439767.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
As entregas do novo Volvo EX90 já estão atrasadas. O SUV deveria ter sido entregue ainda em 2023, mas problemas de softwares atrasaram o cronograma. A fabricante sueca, contudo, garantiu as primeiras entregas para o segundo semestre de 2024, mas com limitações: algumas funções do carro ainda não estarão disponíveis.
A Volvo enviou e-mail para os futuros proprietários do EX90 dizendo que o SUV elétrico será entregue sem diversos recursos, que serão disponibilizados mais tarde. Boa parte deles são equipamentos de série, mas uma parcela também engloba opcionais pagos.
![Volvo EX90 Volvo EX90](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/11/305698_Volvo_EX90-1-e1668004169615.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Alguns dos recursos são mais simples, como o tema claro para central multimídia e o Apple CarPlay sem fio. Porém, outros envolvem sistemas de assistência à condução, como o funcionamento pleno do LIDAR, o alerta de tráfego cruzado e a assistência de velocidade em curva.
A bateria também terá algumas limitações antes das atualizações de correção. Ao ficar parado e sem estar conectado a um carregador, o EX90 poderá até 3% da carga por dia. Outro detalhe é que o famoso computador da central multimídia do SUV ficará rodando em segundo plano para lidar com as “funções altamente avançadas” e após 72 horas o carro automaticamente entrará em modo de hibernação profunda, cortando completamente todo o uso de energia. Todos esses problemas também serão consertados com atualizações.
O pior é que nem todos os problemas poderão ser resolvidos via atualizações remotas. Ou seja, dependendo do caso, o cliente terá que levar o seu carro até alguma concessionária para que as funções passem a funcionar.
Até o momento, a Volvo ainda não divulgou a partir de quando começará a atualizar os veículos para que os clientes possam desfrutar 100% do que o EX90 tem a oferecer.