Volvo EX90 será entregue ‘capado’ até atualização chegar via internet
Primeiras unidades do SUV elétrico serão entregues sem recursos como Apple CarPlay sem fio, alerta de tráfego cruzado e com bateria descarregando sozinha
As entregas do novo Volvo EX90 já estão atrasadas. O SUV deveria ter sido entregue ainda em 2023, mas problemas de softwares atrasaram o cronograma. A fabricante sueca, contudo, garantiu as primeiras entregas para o segundo semestre de 2024, mas com limitações: algumas funções do carro ainda não estarão disponíveis.
A Volvo enviou e-mail para os futuros proprietários do EX90 dizendo que o SUV elétrico será entregue sem diversos recursos, que serão disponibilizados mais tarde. Boa parte deles são equipamentos de série, mas uma parcela também engloba opcionais pagos.
Alguns dos recursos são mais simples, como o tema claro para central multimídia e o Apple CarPlay sem fio. Porém, outros envolvem sistemas de assistência à condução, como o funcionamento pleno do LIDAR, o alerta de tráfego cruzado e a assistência de velocidade em curva.
A bateria também terá algumas limitações antes das atualizações de correção. Ao ficar parado e sem estar conectado a um carregador, o EX90 poderá até 3% da carga por dia. Outro detalhe é que o famoso computador da central multimídia do SUV ficará rodando em segundo plano para lidar com as “funções altamente avançadas” e após 72 horas o carro automaticamente entrará em modo de hibernação profunda, cortando completamente todo o uso de energia. Todos esses problemas também serão consertados com atualizações.
O pior é que nem todos os problemas poderão ser resolvidos via atualizações remotas. Ou seja, dependendo do caso, o cliente terá que levar o seu carro até alguma concessionária para que as funções passem a funcionar.
Até o momento, a Volvo ainda não divulgou a partir de quando começará a atualizar os veículos para que os clientes possam desfrutar 100% do que o EX90 tem a oferecer.