Volkswagen anuncia três novos conceitos ID. voltados para os chineses
Novos conceitos são fruto da nova estratégia da marca, que para recuperar a liderança no país asiática está adotando a estratégia "Na China, para a China"

A Volkswagen já foi a principal montadora do mercado Chinês, mas a era dos veículos eletrificados fez com que os alemães fossem superados, em especial, pela Tesla e a BYD. Agora é hora de recuperar o tempo perdido.
No Salão de Xangai 2025, a VW apresentou três conceitos, que refletem bem a sua nova estratégia de atuação no país asiático: ‘Na China, para a China’. Os três protótipos fazem parte da família ID.UNYX, derivam do conceito ID.CODE, mostrado em 2024 e são classificados como veículos de novas tecnologias (NEVs), como são classificados os carros híbridos plug-in, elétricos e elétricos com extensor de alcance da China.
Outro detalhe é que cada um é parte de uma parceria da VW com uma empresa asiática, mais uma estratégia da montadora para desenvolver de maneira mais rápida novos modelos. Tudo isso, tendo o suporte do centro de desenvolvimento de Hefei, construído com um investimento de aproximadamente R$ 13,7 bilhões.
“Alcançamos a ‘velocidade da China’ com nosso novo centro de desenvolvimento em Hefei. Nosso objetivo é desenvolver nossos modelos em, no máximo, 34 meses. Lançaremos os modelos certos, na velocidade certa e com os parceiros certos. Os três conceitos apresentados atendem aos diferentes requisitos tecnológicos dos consumidores chineses com seus sistemas de propulsão totalmente elétricos para os segmentos de volume e ‘full-size’, além da tecnologia de extensor de autonomia”, comentou Thomas Ulbrich, CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen China (VCTC).

Volkswagen ID.ERA
Por enquanto, pouco sabemos sobre cada um dos carros. A Volkswagen fez questão de explicar apenas o básico sobre cada um deles, sem dar muitos detalhes sobre suas motorizações ou equipamentos.
No caso dos três primeiros conceitos, o ID.ERA é o “irmão maior”, tendo três fileiras de assentos. Desenvolvido em parceria com a SAIC, ele é o primeiro Volkswagen com extensor de alcance. Com isso temos uma certeza: ele terá um motor a combustão que serve exclusivamente para recarregar as baterias.

Segundo as explicações da montadora, esse motor carregará as baterias durante a condução, proporcionando um alcance adicional de 700 km. Somando-se à autonomia de 300 km no modo elétrico, o carro-conceito pode percorrer mais de 1.000 km no total.
Volkswagen ID.EVO
O ID.EVO é outro SUV, mas seu público alvo é diferente, focando mais nos jovens. Desenvolvido pela Anhui Volkswagen, esse conceito é o primeiro é o primeiro SUV totalmente elétrico de grande porte da família ID. UNYX.

Ele é equipado com uma plataforma elétrica de 800 volts, além de trazer uma nova arquitetura eletrônica da marca. Logo, ele promete expandir a experiência do cliente por meio de atualizações ‘over-the-air’ em intervalos curtos, além de ampliar a gama de serviços digitais.

Volkswagen ID.AURA
O terceiro protótipo apresentado é um sedã — ou notchback — elétrico chamado de ID.AURA. Ele é o primeiro protótipo da marca baseado na Compact Main Platform (CMP) com arquitetura eletrônica por zonas, desenvolvida especificamente para o mercado chinês pela FAW-Volkswagen.

Assim como os demais, pouco foi dito sobre ele, mas ele não deve ser um sedã de proporções muito grandes, uma vez que é destinado ao segmento A, destinado a carros urbanos mais econômicos.
Seu trunfo é a sua alta capacidade de computação baseada em Inteligência Artificial, que abre as portas para o sistema de navegação Nível 2 ++ da Volkswagen. Além disso, a IA também permite um controle fluido das funções do carro e do sistema de multimídia, que traz um sistema UI/UX semelhante ao de um smartphone.

Planos da VW na China
Os três protótipos são o primeiro passo de um plano para lançar 20 NEVs na China nos próximos três anos. São modelos que talvez não sejam exclusivos para aquele mercado, mas certamente terão os chineses como prioridade.
E o maior exemplo disso está no design. Ambos se destoam totalmente do que estamos acostumados a ver da VW ocidental. Pode compará-los com o novo Tera, por exemplo, que segue o padrão mais europeu da marca.
Nos protótipos, predominam as formas arredondadas, luzes finas e horizontais. Conforme explica o chefe de design da VW, Andreas Mindt, eles são uma adaptação do que conhecemos no ID.CODE. As mudanças entre eles, são para adaptá-lo à linguagem usada pelas empresas chinesas parceiras.