A joint-venture indonésia Toyota Astra Motor pode ter encontrado uma solução para a levar a eletrificação a mercados em desenvolvimento, onde a renda e a falta de investimentos tecnológicos são problemas. Uma versão elétrica da minivan Innova, sucesso de vendas na Ásia e na África, foi apresentada ainda em formato conceitual como a salvação.
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Por enquanto construída em um único exemplar, exposto no salão do automóvel da Indonésia, a Toyota Kijang Innova EV Concept tem como base uma Innova que, por sua vez, é feita sobre o mesmo chassi de Hilux e SW4. A diferença fica para a tração, sempre dianteira na minivan.
Com 4,7 metros de comprimento, o modelo teve seus motores a combustão (um 2.0 a gasolina ou um 2.8 a diesel) substituídos por uma unidade elétrica. A empresa não divulgou dados de potência, torque e autonomia do conceito, porém, uma imagem da central multimídia mostra alcance de 134 km com 67% da bateria. Ou seja, a autonomia deve ficar por volta dos 200 km com carga completa.
A ideia é que todos os componentes sejam baratos e produzidos localmente, além da realização de mudanças mínimas para o modelo original a fim de conter custos. Um exemplo disso é o quadro de instrumentos da Innova EV, que mantém o conta-giros do modelo a combustão, sem nenhuma utilidade em um carro elétrico.
Os maiores investimentos foram feitos por fora. A Innova elétrica recebe uma peça fechada no lugar da tradicional grade, os faróis recebem faixas azuis e as lanternas ganham lentes brancas. Por dentro, além de acabamentos, a única diferença poderá estar na alavanca de câmbio, que não é possível visualizar nas imagens divulgadas.
A Innova elétrica ainda não está confirmada para produção – segundo a Toyota, o conceito será experimental para estudar o mercado local. De qualquer forma, ao menos uma versão híbrida já está garantida de forma oficial.