Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota inicia testes de híbridos plug-in flex e quer produzi-los no Brasil

Para a montadora, o etanol é a peça chave para desenvolver o mercado nacional de carros eletrificados

Por João Vitor Ferreira
11 set 2023, 19h39
RAV4 HIBRIDO ETANOL TOYOTA
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota foi a primeira fabricante a lançar um carro híbrido flex no Brasil, há quatro anos e ainda é a única com a tecnologia. Agora, deu o primeiro passo para fabricar carros híbridos plug-in flex no Brasil.

A fabricante japonesa anunciou que não só iniciou testes internos utilizando etanol em conjunto com mecânica híbrida plug-in, como disse que os primeiros estudos se mostram promissores. O carro usado, como mostram as imagens, foi um Toyota RAV4 plug-in, diferente da versão vendida no Brasil. 

Quatro Rodas já experimentou o Toyota RAV4 plug-in. Na configuração original, seu motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson gera 185 cv, enquanto os elétricos agregam outros 236 cv, dos quais 182 cv fornecidos pela unidade montada na dianteira e 54 cv pelo propulsor, na traseira. Ele pode chegar aos 135 km/h em modo elétrico, desde que a bateria tenha pelo menos 10% de carga.

A propósito a bateria tem 18,1 kWh e garante alcance de 75 km no modo elétrico entre cidade e estrada. Como a bateria tem maior capacidade, ela precisa ser recarregada em tomada ou estações de recarga.

Continua após a publicidade

Os experimentos visam a fabricação nacional de carros com essa tecnologia.

RAV4 HIBRIDO ETANOL TOYOTA
RAV4 está sendo usado nos testes do trem de força híbrido plug-in flex (Divulgação/Toyota)

A montadora vê o etanol como parte fundamental para que a eletrificação avance no país, devido à sua infraestrutura já existente. Além disso, ele seria uma alternativa mais ‘verde’ que a gasolina, levando em consideração que ele é um derivado da cana-de-açúcar e emite uma quantidade menor de CO2.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Mirai USP
Apostando no etanol, a Toyota também é parceira do projeto para construir a estação de abastecimento que converte o combustível em hidrogênio, que será usado em um Mirai de testes, além de dois ônibus urbanos (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Com o sucesso dos testes dos híbridos flex, o próximo passo da Toyota é a produção nacional desses modelos. Pelas fotos divulgadas, o primeiro modelo testado com esse sistema é um RAV4, mas infelizmente, não há detalhes de como ele funciona, tão pouco de qual é a potência dos motores.

“É importante ressaltar que esses testes estão alinhados com nossos planos de futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel), reforçando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável da indústria nacional, e que se traduz em geração de empregos e benefícios para a economia”, completou o presidente da Toyota do Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.