Tesla Cybertruck estreia em novembro, mas a sua pode chegar só em 2039
Tesla Cybertruck tem quase 2 milhões de reservas, mas chances delas serem concluídas são tão pequenas quanto às da marca honrar essa demanda
Depois de anos de atrasos e várias remarcações, a Tesla Cybertruck finalmente tem uma data de lançamento: no dia 30 de novembro, segundo o perfil da marca no Twitter, é quando as primeiras unidades serão entregues aos donos.
Mesmo chegando depois de concorrentes como a Rivian R1T e a Ford F-150 Lightning, os problemas da Cybertruck não se limitam aos anos de atraso. Mais de 2 milhões de pessoas fizeram reservas de US$ 100 para garantir um exemplar da picape elétrica. E se elas confirmarem a compra ou não, de toda forma, gerará problemas.
Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!
É provável que várias dessas reservas sejam canceladas, seja por conta dos clientes já terem adquirido outras caminhonetes elétricas, pelos reajustes feitos no preço ou simplesmente por terem perdido a empolgação causada quando o veículo foi apresentado, há 4 anos. Mas se o praticamente impossível acontecer, e todos quiserem suas Cybertruck, há outros desafios.
Utilizando apenas a planta do Texas, a Tesla estima que poderá fabricar cerca de 125.000 unidades do carro por ano. Elon Musk previu que, no melhor dos casos, essa cifra pode chegar a 250.000 a partir de 2025.
Em um cenário negativo, sem expansão ou abrindo espaço para outros modelos, a Tesla gastaria nada menos que 16 anos para cumprir a demanda, entregando a última picape da pré-venda em 2039. Considerando o crescimento da fábrica texana daqui a dois anos, seriam necessários quase 9 anos para que todas as unidades fossem produzidas e enviadas aos clientes — mas Musk não é exatamente conhecido por cumprir seus prazos.
A fins de comparação, se a maior fábrica de automóveis do mundo (da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha) fosse utilizada na missão, ainda seriam necessários aproximadamente 3 anos para bater a meta.
No fim das contas, é provável que as reservas efetivamente convertidas fiquem em muito menos de 2 milhões. Ao mesmo tempo, a fabricante norte-americana segue lutando para dar conta de outros modelos como o Model Y, que atingiu a proeza de ser o primeiro EV a liderar o ranking global de emplacamentos. Para sorte de quem reservou uma Cybertruck, a reserva de US$ 100 é reembolsável.