Elétrico ou híbrido? A BYD pretende dar essa opção de escolha aos seus clientes. Em pleno lançamento do BYD Song Plus, seu primeiro híbrido plug-in, confirmou a chegada do SUV médio elétrico Yuan Plus para dezembro. O preço já está definido: R$ 269.990, exatamente o mesmo preço do Song Plus,
Sem querer guardar segredo, a fabricante chinesa também divulgou dados técnicos do modelo. Ele virá na versão equivalente a GL 310 EV chinesa, com motor dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm.
O conjunto de baterias blade — que são vendidas até para a Tesla — será o maior disponível, porém: são 60 kWh, o que garante 458 km de autonomia no padrão de medição do Inmetro. Ou seja, tem mais autonomia do que o Peugeot e-2008 (345 km, R$ 259.990), o Volvo XC40 P6 (424 km, R$ 329.990) e o JAC e-JS4 (420 km, R$ 249.990), seus principais rivais em preço.
O Yuan Plus é baseado na e-platform 3.0, uma geração à frente dos BYD Tan e Han. Mas sua potência de recarga máxima é de 70 kW, o que garante uma recarga completa em cerca de 1h30.
Um ponto a se destacar é que o BYD Yuan Plus tem porte de SUV médio e não de compacto. São 4,45 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,61 m de altura e 1,87 m de largura. Rodas aro 18 são de série, assim como faróis e lanternas full-led e teto solar panorâmico com abertura elétrica.
Se por fora o visual do Yuan Plus remete ao SUV grande Tan e ao sedã Han, com régua de aço escovado na dianteira, em vez de uma grade, e a traseira com lanternas unidas de ponta a ponta, por dentro ele é um tanto quanto exótico.
A tela da central multimídia, giratória com 12,8 polegadas, fica montada sobre uma faixa com formas orgânicas. As saídas de ar tem direcionadores verticais e os alto falantes nas portas têm cordinhas tensionadas: além de parecer uma guitarra, as notas emitem notas musicais. As maçanetas são montadas sobre os tweeters.
Fábrica no Brasil
Durante a apresentação, o chairman da BYD, Mr. Wang, foi bem claro: “temos planos concretos de instalar uma fábrica de automóveis no Brasil”.
Em outubro a BYD assinou uma carta de intenções com o Governo do Estado da Bahia para fabricar carros, ônibus e caminhões elétricos na antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), fechada em 2021.
Segundo o governo baiano, a BYD vai investir R$ 3 bilhões e gerar 1,2 mil empregos diretos para instalar as linhas de montagem dedicadas a veículos elétricos e híbridos.
O cronograma prevê o início das operações em junho de 2023 e as primeiras operações começariam em outubro do mesmo ano com processamento de fosfato e lítio para produção de baterias. Os insumos serão extraídos do Brasil e a produção será voltada para exportação para a China.
A fabricação de chassis de ônibus e caminhões está prevista para 2024. A produção de carros de passeio elétricos e híbridos plug-in, começará em janeiro de 2025.