Stellantis testa bateria que carrega mais rápido e aumenta potência de elétricos
Nova tecnologia é testada em Peugeot E-3008, que estreia em breve no Brasil, pode estrear em modelos de produção antes do fim da década

A Stellantis apresentou um protótipo de bateria para carros elétricos que promete reduzir em até 15% o tempo de recarga e aumentar a eficiência energética em 10%. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Saft, subsidiária da TotalEnergies, e será testada em condições reais nos próximos meses.
Diferente das soluções atuais, a bateria tem o inversor e o carregador integrados em sua estrutura. Essa simplificação elimina componentes externos, reduz peso e libera espaço dentro do veículo. O sistema também é capaz de alimentar a arquitetura de 12 volts e equipamentos auxiliares, dispensando módulos adicionais.

O ganho não se limita à eficiência energética, mas também se dá na energia que a bateria pode entregar ao motor. Durante os testes, o conjunto equipa um Peugeot E-3008 com 231 cv (contra 201 cv do sistema convencional, um aumento de 30 cv), um incremento possível quando a bateria consegue entregar mais energia. O pacote de baterias também ficou 40 kg mais leve e liberou 17 litros de espaço útil na plataforma.
O Peugeot E-3008, inclusive, tem seu lançamento no Brasil esperado para este fim de ano.

Na prática, o tempo de recarga em um carregador AC de 7 kW cai de 7 horas para cerca de 6 horas, justificando a melhoria de 15% no tempo de recarga. Já em estações rápidas, a expectativa é de redução de tempo de recarga proporcional.
Por enquanto, a tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. A Stellantis vai ampliar os testes do projeto IBIS, iniciado há seis anos, para incluir rodagem em vias públicas. A previsão é que a solução chegue a veículos de produção antes do fim da década.

Para a Stellantis, a simplificação é o caminho para acelerar a adoção de carros elétricos. Segundo Ned Curic, chefe de engenharia e tecnologia do grupo, a proposta é tornar os modelos mais leves, eficientes e acessíveis, reduzindo custos de produção e melhorando a experiência do usuário.
Se for viabilizada em larga escala, a inovação pode ajudar a Stellantis a enfrentar a pressão das marcas chinesas, hoje líderes em avanços de baterias e eletrificação.