O movimento de eletrificação da indústria automotiva também exige o desenvolvimento de novas tecnologias para que carros híbridos e elétricos consigam fazer o que carros a combustão já fazem muito bem. E isso será bem importante para o off-road.
Um bom exemplo é que a engenharia da Stellantis estaria desenvolvendo um câmbio de duas marchas específico para carros elétricos. Será de aplicação dedicada a carros off-road, como um futuro Jeep elétrico. Isso até já existe, mas aplicado em esportivos.
Em geral, carros elétricos não necessitam trocar de marcha pois geram torque instantâneo e a qualquer faixa de giro. Mas os elétricos Porsche Taycan e Audi e-tron GT usam uma caixa com marcha mais reduzida só para melhorar a aceleração e terem uma maior velocidade máxima.
No caso da Stellantis, a transmissão de duas velocidades seria específica para a condução off-road, em altos giros e em baixas velocidades. Seria uma forma de proporcionar tanto torque quanto eficiência em diferentes condições de terreno.
A configuração consiste em dois conjuntos de engrenagens planetárias, posicionados entre o motor elétrico e os eixos do veículo. Isso permitirá que não apenas um desempenho otimizado no off-road, mas também a capacidade de manobrar em situações difíceis, semelhante aos recursos de “giro 360” vistos em modelos como o Hummer EV e o Mercedes Classe G elétrico.
Embora a introdução de um câmbio de duas marchas para carros elétricos ainda esteja em estágio de protótipo e não garanta sua uso imediato, essa inovação poderia aparecer em um futuro Jeep Wrangler elétrico. No entanto, resta saber se a Stellantis seguirá com essa ideia e quando será lançada ao mercado.