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Stellantis muda estratégia e não terá só carros elétricos a partir de 2030

Seguindo a demanda do mercado, a empresa desistiu de vender apenas elétricos na Europa a partir de 2030 e apela para que os reguladores favoreçam os híbridos

Por João Vitor Ferreira
15 set 2025, 13h46
ram-1500-bev-and-platform--2021-stellantis-ev-day
 (Reprodução/Ram)
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A meta de vender apenas carros elétricos em 2030 não será uma realidade para a Stellantis. Apresentado como parte do plano “Dare Foward 2030” em 2022, esse objetivo foi cancelado oficialmente pelo chefe europeu do conglomerado, Jean-Philippe Imparato, durante o Salão de Munique.

Segundo o executivo, foram diversos motivos que levaram à mudança, entre os quais se destacam a infraestrutura fraca, a adoção mais lenta do que o esperado pelos consumidores e o aumento dos custos de produção. Agora, o foco da Stellantis será os híbridos, que farão a ponte entre a gasolina e a eletrificação total.

O CEO da Stellantis, Antonio Filosa, até pediu para que os órgãos reguladores fossem mais flexíveis e apoiassem a hibridização, ao invés dos elétricos movidos a bateria.

2025 Ram 1500 REV front three-quarters
A Stellantis desistiu de lançar a versão elétrica da Ram 1500, chamada de REV  (Divulgação/Quatro Rodas)

E essa mudança de objetivo já está acontecendo, em especial, na Ram. Há poucos dias, a marca americana descartou oficialmente a Ram 1500 REV, versão elétrica da picape, que iria competir com a Ford F-150 Lightning, Tesla Cyber Truck e a Chevrolet Silverado EV.

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A marca observou a demanda do mercado norte-americano, que não era muito alta para picapes elétricas. Ao invés de fazer um modelo exclusivamente a baterias, a Ram vai apostar na 1500 Ramcharger, que adota um sistema elétrico com extensor de alcance, onde o motor a combustão serve, exclusivamente, para gerar energia para os propulsores elétricos.

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Fora isso, o grupo também vem enfrentando problemas de qualidade com seus modelos eletrificados atuais. Neste mês, a Stellantis precisou fazer o recall de 75 Dodge Charger Daytona e Jeep Wagoneer EV, devido a uma falha em uma mola que permitia que o carro se movesse mesmo com o câmbio na posição P.

Houve problemas, também, com os híbridos. Cerca de 92.000 unidades do Jeep Grand Cherokee Hybrid sofreram recall  por riscos de perda de energia. 

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