Seres aguarda mais carros e concessionárias para voltar a vender no Brasil
Marca culpa modelo de negócios, falta de carros e agenda de homologação por reestruturação no Brasil e quer resolver tudo em três meses
A Seres completará um ano operando no Brasil no próximo dia 27 de julho, mas anunciou que está reestruturando sua estratégia no Brasil e que este processo demorará três meses. Alguns motivos levaram a marca chinesa a congelar parte das suas operações no Brasil.
Em 2024 a marca teve apenas oito carros emplacados no Brasil.
O primeiro é que a intenção de atuar no Brasil apenas por vendas diretas, feitas pela internet, mudou. A Seres diz já ter uma lista com opções para a abertura de novas concessionárias e que 15 grupos já manifestaram interesse em representar a marca.
A empresa tem uma concessionária em Alphavile, na região metropolitana de São Paulo, e outra no Rio de Janeiro. Uma terceira loja na região dos Jardins, na capital paulista, passou pouco tempo aberta e foi fechada no início do ano. As lojas continuam oferecendo test drives e aceitando pedidos, informa a marca.
Outro problema é falta de carros. A operação brasileira diz que o sucesso dos Seres/Aito na China “diminuiu muito a disponibilidade de unidades para outros mercados.”
Mas, se a empresa já havia prometido o lançamento do SUV Seres M7 no Brasil, prevê o lançamento de outro. Promete para depois da reestruturação o lançamento do Seres E5, um SUV híbrido plug-in que já tem duas unidades no Brasil sendo usadas em homologação. A empresa diz que um lote com 24 unidades chegará em agosto.
A Seres também diz que a agenda dos laboratórios brasileiros credenciados para homologação dos carros também atrasou seus planos. “Uma das possibilidades para apressar esse processo é fazer os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros”, explica José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil.
De acordo com a marca, seus planos para o mercado brasileiro serão confirmados após essa reestruturação e que seu objetivo é ampliar a presença no país.
Desde sua estreia, a Seres lançou dois carros elétricos no Brasil. O Seres 3 tem motor de 163 cv e custa R$ 199.990, enquanto o Seres 5 tem dois motores que somam 585 cv e custa R$ 394.990.