À mostra na Agrishow, que acontece até o próximo dia 5 de maio em Ribeirão Preto (SP), o Renault Kangoo E-Tech estava prometido para chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. Primeiro viria a versão de carga e depois a de passageiro, mas tudo ficou para o segundo semestre.
A confirmação sobre o lançamento do modelo renovado havia sido dada no final do ano passado durante o lançamento do Kwid E-Tech. Na feira agropecuária que ocorre no interior de São Paulo, tivemos a notícia de que a estreia do Kangoo, entretanto, ficará para depois do esperado, sem maiores explicações. Até agora, o Kangoo elétrico foi vendido apenas para empresas de entregas, mas o novo modelo também estará disponível para o público.
A “Kombi elétrica” da Renault tem motor elétrico de 120 cv e bateria de 45 kWh. É mais fraco e não tem a mesma autonomia que o Renault Zoe, com 135 cv e bateria de 52 kWh para rodar 385 km.
O que o Kangoo E-Tech consegue rodar por carga são até 285 km, de acordo com o ciclo WLTP. A potência de recarga é limitada a 80 kW, o que, segundo a Renault, permitiria recuperar 170 km em meia hora de carregamento.
Há seis modos de direção, incluindo o Eco, que limita a potência em favor do alcance. O motorista pode escolher entre três níveis de frenagem regenerativa – Sailing, Drive e Brake, com o último tirando o melhor proveito do Adaptive Regenerative Brake System (ARB), que funciona em conjunto com a frenagem hidráulica convencional.
O interior inclui uma tela sensível ao toque de 8 polegadas para a central Easy Link, painel de instrumentos digital de 10 polegadas e algumas tecnologias de auxilio a condução como piloto automático adaptativo com Stop & Go.