Antecipado recentemente por alguns teasers oficiais, agora o Renault 5, próximo carro elétrico da montadora, teve imagens de sua versão definitiva reveladas. São arquivos de patentes do hatch compacto publicadas na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
O Renault 5 mantém muito do visual da sua versão conceito, mostrada há alguns anos, mas coloca os pés na realidade. O para-choque, por exemplo, não tem o letreiro em LED com o nome da fabricante. Já os contornos iluminados nas entradas de ar dianteiras foram mantidos, mas ganharam uma leve alteração, sendo divididos em quatro partes.
Os faróis em forma de trapézio são uma herança do Renault 5 original, mas foram atualizados ostentando um conjunto luzes diurnas de LED em forma de barras. O formato das portas traseiras também veio do clássico e as maçanetas escondidas na coluna C foi uma adição no conceito e que vai se manter na versão de produção.
Na traseira, as luzes são verticais e há uma barra, possivelmente iluminada, como pudemos ver nos teasers. O para-choque de plástico preto é bem robusto e avança bastante para o porta-malas.
Um detalhe curioso é que nas imagens de teaser, o Renault 5 chamou a atenção pela sua tela no capô, que mostra a quantidade de bateria do carro. Porém nas imagens de patente não há esse item.
Sobre a mecânica, a Renault informou apenas que ele será feito pela plataforma AmpR Small, antiga CMF-B EV, que compartilha semelhanças com a conhecida CMF-B. A ideia é que o Renault 5 seja um elétrico barato e a escolha dessa plataforma servirá para reduzir custos de produção.
A montadora francesa mencionou também que o modelo terá suspensão traseira multilink, para melhorar o conforto na estrada. Além disso, a Renault confirmou que ele será vendido em duas versões, sendo uma delas equipada com bateria de 54 kWh e com alcance de 400 km pelo ciclo WLTP. Já seu comprimento será de 3,92 metros.
O Renault 5 também terá “uma gama de tecnologias altamente avançadas”, entre elas um assistente virtual chamado Reno. O compacto também será o primeiro carro da marca com tecnologia V2G (vehicle-to-grid), que permite fornecer energia para a rede elétrica.
A Renault lançará um comercial de 30 segundos, que vai ao ar na TV francesa a partir de 17 de dezembro, sendo transmitido até o dia 7 de janeiro. Outra versão mais longa, com 45 segundos, será mostrada ao público entre os dias 25 e 31 de dezembro.
A estreia oficial do Renault 5 acontecerá no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, no dia 26 de fevereiro de 2024. O compacto chega primeiro à França e Alemanha em 2024 e, em 2025, estará disponível no Reino Unido e nos demais países europeus.