Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ram 1500 REV é picape elétrica com 654 cv e bateria gigante

Com detalhes técnicos liberados, modelo que chega no ano que vem impressiona pelo tamanho da bateria e, claro, pela performance entregue pelos dois motores

Por Eduardo Passos
5 abr 2023, 16h03

A Ram aproveitou o Salão de Nova Iorque para apresentar “um marco monumental” nas palavras do CEO Mike Koval Jr. E ele não está exagerando: a Ram 1500 REV já tinha seu design conhecido, mas a picape grande que é o primeiro elétrico da marca teve seus detalhes revelados. Entre eles, nada impressiona tanto quanto a bateria.

Ram 1500 REV inova sem abandonar estilo que consagrou a marca
Porção central é alargada para acomodar as baterias, que são protegidas pelas longarinas do chassi (Divulgação/Ram)

Na versão topo de linha, a 1500 REV tem bateria com impressionantes 229 kWh. Isso é suficiente para 800 km de autonomia, segundo a marca. Com base nos dados da Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, uma 1500 REV com bateria cheia consegue alimentar uma casa média no Sudeste brasileiro por um mês e meio.

Assoalho da picape é coberto, a fim de favorecer a aerodinâmica
Assoalho da picape é coberto, a fim de favorecer a aerodinâmica (Divulgação/Ram)

Mérito, segundo a Stellantis, da inédita plataforma STLA Frame; essa será a opção para todos os novos elétricos com carroceria sobre chassi do grupo daqui em diante. Além de um modo desconhecido mas, sem dúvidas, eficiente de armazenar tantas células de energia, a STLA Frame permite, de fato, alimentar uma casa, um outro carro ou qualquer dispositivo elétrico, por conta de seu fluxo bidirecional de energia.

A Ram não revela quanto tempo leva para encher os 229 kWh de bateria, mas diz que 10 minutos na tomada acrescentam 177 km de alcance. Isso no melhor dos cenários, utilizando carregadores extremamente potentes, de 350 kW, que já começam a se popularizar nos Estados Unidos.

Painel da Ram 1500 REV
Painel da Ram 1500 REV (Divulgação/Ram)

Mecânica

Quando uma solução é mais eficiente, a indústria não busca outras opções. Isso vale para a tração integral das novas picapes elétricas, que dispensam cardã e outros elementos mecânicos para girar as quatro rodas.

Compartilhe essa matéria via:

Como as rivais Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV/GMC Sierra EV e Rivian R1T, a Ram 1500 REV tem dois motores, sendo um em cada eixo. Ao todo, são 654 cv e 86,5 kgfm, que levam-na de 0 a 96 km/h em 4,4 s. Há capacidade de rebocar 6.350 kg e levar até 1.224 kg na caçamba. Abusar dessa brutalidade, entretanto, certamente reduzirá o alcance da caminhonete.

Continua após a publicidade
“Ram Brand Confirms Name of First Electric Pickup: Ram 1500 REV”
Grade deu lugar a um painel iluminado (Divulgação/Ram)

Design funcional

Por dentro, a Ram 1500 REV é mais comedida em termos estéticos do que por fora. No painel, grande diferença em relação à 1500 convencional está na terceira tela, que fica sobre o porta-luvas. O pacote tecnológico totaliza 40’’ de telas, além de head-up display e automação veicular de nível 2+.

Na verdade, há um porta-malas
Porta-malas de 425 litros supera o de muito carro compacto (Divulgação/Ram)

O conforto dos ocupantes é favorecido pelo amortecimento adaptativo das quatro rodas, que tanto pode ser automático quanto ajustado ao gosto do motorista. A versão topo de linha Tungsten ainda oferecerá acabamento em fibra de carbono e couro legítimos, entre outros materiais nobres. Quem não quiser usar a caçamba terá, sob o capô, um imenso porta-malas de 425 litros.

Interior da versão topo de linha, Tungsten
Interior da versão topo de linha, Tungsten (Divulgação/Ram)

As vendas da Ram 1500 REV começam no ano que vem. Norte-americanos já podem depositar US$ 100 para entrar na fila de esperar

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.