Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Próximos Jaguar Land Rover serão baseados em plataformas da Chery

Com um histórico antigo de colaborações, as marcas anunciaram mais uma parceria, agora no compartilhamento de plataformas da própria Chery

Por Lucas Parente
12 jun 2024, 19h00

A Chery e a Jaguar Land Rover têm uma joint-venture na China há 12 anos na China e também há colaboração da JLR com o desenvolvimento de suspensões dos carros da fabricante chinesa. Contudo, agora chegou a vez da Chery ajudar a JLR.

Marca de luxo da Chery, a Exeed assinou um acordo de cooperação estratégica com a JLR. Este acordo permite que os próximos carros carros da Jaguar Land Rover sejam baseados em plataformas desenvolvidas pela Exeed.

Estas plataformas já estão escolhidas. Uma delas é a arquitetura modular M3X, também conhecida na China como T2X. Ela foi desenvolvida em parceria com a Benteler e é dedicada a carros a combustão e híbridos plug-in, sendo o maior interesse da JLR a segunda opção.

Plataforma M3X
Plataforma M3X (Divulgação/Chery)

A plataforma M3X pode ser equipada com a motorização “Super Hybrid” da Chery, que combina um motor a combustão, dois elétricos e um câmbio de três marchas, sistema usado no Brasil pelo Caoa Chery Tiggo 8 Pro. A interação entre os motores resulta em 11 marchas, eficiência térmica e autonomia superior a 1.000 km. Esta combinação de motor e plataforma já é usada pelo Exeed RX PHEV.

Exeed-Yaoguang-rx
Exeed RX (Exeed/Divulgação)

A segunda plataforma que será adotada pela JLR é a E0X. Desenvolvida em conjunto pela Chery e Huawei, esta arquitetura é a base dos quatro carros mais modernos fabricados pela Chery, os Exlantix ES, Exlantix ET, Luxeed S7 e Luxeed R7.

Continua após a publicidade
Plataforma E0X
Plataforma E0X (Divulgação/Chery)

Ela é adequada para carros elétricos ou de alcance estendido, que utilizam um pequeno motor elétrico apenas como gerador. Além disso, a plataforma também possui sistema de alta tensão de 800 V e tecnologias avançadas de condução. No geral, está é uma arquitetura de ponta, adequada para carros JLR.

Compartilhe essa matéria via:
Luxeed-by-Huawei-and-Chery-2048x1158
Luxeed S7 (Divulgação/Chery)

Ainda não há previsão de quais modelos da JLR utilizarão e nem quando a empresa adotará as novas plataformas. No entanto, é uma grande economia de tempo e dinheiro para a empresa, por não ter de desenvolver sua própria tecnologia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.