Novos Tesla usarão baterias da BYD, com tecnologia exclusiva da chinesa
Entre as vantagens das baterias de lâmina da BYD estão a maior densidade e mais segurança, com menor chance de incêndio
![BYD Tan](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/BYD-Tan-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Elon Musk já zombou da qualidade dos carros da BYD, mas parece que o jogo virou. Isso porque, segundo um alto executivo da fabricante chinesa, a Tesla passará a utilizar células de baterias feitas pela concorrente asiática. Nenhuma data foi estabelecida, entretanto.
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O vice-presidente executivo e presidente do instituto de pesquisa de engenharia da BYD, Lian Yubo, revelou que “em breve” a chinesa fornecerá baterias à montadora de Elon Musk. “A Tesla é uma empresa de muito sucesso. Não importa o que aconteça, a BYD respeita e admira a Tesla. Somos bons amigos de Elon Musk e em breve forneceremos baterias para eles. Somos amigos”, disse Yubo.
O comentário veio durante uma entrevista em um canal estatal na China, quando o executivo foi questionado sobre a concorrência com a Tesla, e quase um ano após os primeiros rumores de que a Tesla estaria considerando comprar as novas baterias de lâmina da BYD. Assim, tais rumores teriam sido oficializados.
![BYD-blade-batteries (1) Bateria de lâminas da BYD](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/BYD-blade-batteries-1.webp?&w=1024&crop=1)
Para utilizar as novas baterias, Elon Musk terá que revisar alguns pontos da construção de seus carros, já que o formato de lâmina dos componentes se contrapõem ao cilíndrico das baterias utilizadas atualmente nos Tesla — com exceção dos Model 3 e Y de entrada, que já utilizam a tecnologia LFP (ferro-fosfato-lítio), sem módulos.
Entre as vantagens das baterias da BYD, que usa a tecnologia LFP, está no menor uso de espaço, na maior segurança e em uma densidade energética cerca de 30% maior. Segundo a empresa, durante testes de perfuração nas baterias, simulando acidentes, as novas não emitiram fumaça ou fogo, além de atingir uma temperatura máxima de 60°C.
Em comparação, uma bateria comum de lítio ultrapassou os 500°C, enquanto outras convencionais, de fosfato de ferro e lítio, atingiu temperaturas entre 200 e 400°C, sem emitir chamas ou fumaça. Ou seja, modelos com baterias LFP estariam menos suscetíveis a incêndios.
Atualmente, a Tesla tem a CATL, maior produtora global de baterias para carros elétricos, como sua principal fornecedora.