Novo Nissan March tem base de Renault e Monte Fuji na cabine
Feito a partir do Renault 5 E-Tech, o novo Micra é sempre elétrico e destinado ao mercado europeu, mas mantém personalidade e dimensões

O Nissan Micra (ou March, como era chamado no Brasil) é um sobrevivente na era dos SUVs e estreia sua sexta geração, que se reafirma como um hatch. Diferente de seus antepassados, porém, ele passa a ser sempre elétrico e será destinado ao mercado europeu. Além disso, o compacto não poderá dar margens a prejuízos, uma vez que faz parte do plano global de recuperação da Nissan.
Baseado no Renault 5 E-Tech e projetado em Londres, pelo Nissan Design Europe (o que reforça o foco do modelo aos europeus), o novo Micra preserva a forte personalidade que sempre carregou consigo. A começar pelas dimensões diminutas: são apenas 4 metros de comprimento e 2,54 m de entre-eixos, e porta-malas de 326 litros.

Desta vez, a inspiração vem de suas terceira e quarta gerações, com elementos arredondados. Os faróis têm a iluminação principal em uma peça horizontal, mas a composição fica completa com os semicírculos acima e abaixo (que remetem ainda ao logo da Nissan), além da lataria onde são posicionados. Já as lanternas completam um círculo com a iluminação toda em led.
Há diferenças para o “irmão” da Renault nas portas, que ganham novos vincos, assim como os para-lamas. Na traseira, a tampa e o vidro têm recortes diferentes e, na dianteira, capô e para-choque também mudam.

Basta olhá-lo de lateral, porém, para identificar facilmente a mesma carroceria básica do “irmão” da Renault, com a coluna C diagonal, as janelas de cortes mais retos e as maçanetas traseiras “camufladas” ao lado das janelas. As rodas são de 18 polegadas, com variadas opções de desenhos, e há 14 opções de cores para a carroceria.
O interior é onde o Nissan Micra mais entrega o parentesco com o Renault 5 E-Tech, já que as diferenças entre os modelos ficam apenas para os revestimentos e o logo tipo ao centro do volante. Todo o layout é idêntico, com predominância de linhas horizontais, console livre e duas telas de 10,1 polegadas no topo representando o quadro de instrumentos e a central multimídia.

No console central, um porta objetos guarda a ilustração do Monte Fuji, um vulcão ativo e clássico cartão-postal de Tóquio para dar toque japonês ao compacto de origens europeias.
Agora sempre elétrico, o novo Micra tem a plataforma CMF-BEV e duas configurações mecânicas. A configuração de entrada pesa 1.400 kg e tem um motor elétrico de 122 cv, combinado a uma bateria de 40 kWh. Nesta, a autonomia projetada, segundo a marca, é de 308 km no ciclo WLTP. A potência máxima de recarga é de 80 kW.

A outra configuração eleva a potência para 150 cv e a capacidade da bateria para 52 kWh, aumentando também a autonomia para até 408 km e o peso para 1.524 kg. No caso desta, a potência de recarga é de até 100 kW, prometendo recargas de 15% a 80% em 30 minutos.
