PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Jeep Wagoneer S tem 608 cv e é ‘prévia’ do Compass elétrico

Primeiro carro elétrico da Jeep, Wagoneer S é superesportivo com visual que se distancia do passado e usa plataforma irmã da base do novo Compass elétrico

Por Eduardo Passos
Atualizado em 31 Maio 2024, 14h09 - Publicado em 31 Maio 2024, 14h00
Novo Jeep Wagoneer S: o primeiro carro elétrico da marca
Novo Jeep Wagoneer S: o primeiro carro elétrico da marca (Divulgação/Jeep)
Continua após publicidade

Enquanto o Jeep Renegade é quase um “bebê” do Wrangler, o Jeep Compass traça várias semelhanças com seus irmãos maiores Grand Cherokee, Wagoneer e Grand Wagoneer. Desse modo, o lançamento do novo Jeep Wagoneer elétrico é uma forma útil de sabermos como será o Compass da próxima geração, movido a eletricidade.

O Jeep Wagoneer S é o primeiro carro puramente elétrico da marca, tendo sido anunciado nessa semana. Ele chegará às lojas de Estados Unidos e Canadá até setembro de 2024, custando US$ 71.995 (R$ 377.000) na versão de lançamento.

Design renovado

O SUV mais luxuoso da Jeep perdeu uma das principais características da variante a combustão: a traseira quadrada. Isso se deve à aerodinâmica, que é 15% melhor no Wagoneer elétrico em relação à média dos utilitários tradicionais; o caimento do teto vem junto às maçanetas embutidas na carroceria, entradas de ar no para-choque dianteiro e até proteção no assoalho, que diminuem a resistência.

Novo Jeep Wagoneer S elétrico (6)
Caimento da traseira veio por fins aerodinâmicos (Divulgação/Jeep)

Os faróis típicos que iam do Compass ao Wagoneer deram lugar a peças em forma de lâmina, que têm menos personalidade do que antes e se assemelham às de concorrentes. A grade de sete entradas da Jeep se tornou decorativa (com luzes tridimensionais) e a lanterna, também fina, cruza a tampa do porta-malas formando uma peça única.

Interior em vermelho nada discreto é opcional
Interior em vermelho nada discreto é opcional (Divulgação/Jeep)
Continua após a publicidade

A edição de lançamento aposta no black piano, mas as peças cromadas foram substituídas por um acabamento acetinado, ecologicamente mais correto. Ele inclui um friso que dá mais volume aos faróis e outros que realçam a coluna C.

Performance

O Wagoneer S usa um motor elétrico em cada eixo, garantindo tração integral apurada, 608 cv e 85,3 kgfm. Com tanto vigor, não surpreende que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 s, ainda que deva pesar mais de 2,5 toneladas.

Novo Jeep Wagoneer S elétrico
(Divulgação/Jeep)

A plataforma STLA Large, utilizada aqui, garante 480 km de alcance, segundo dados de fábrica. Ela é modularizada, ou seja: a STLA Medium, que servirá de base ao novo Compass, tem modificações basicamente no tamanho. 

Novo Jeep Wagoneer S elétrico
(Divulgação/Jeep)
Continua após a publicidade

Logo, com base nas estimativas que a própria Stellantis divulgou, dá para estimar que o Compass elétrico deva rodar até 420 km com uma carga. O novo SUV médio deve ser revelado, ao menos esteticamente, ainda nesse ano. Enquanto isso, sabemos que, num carregador DC, dá para recarregar o Wagoneer de 20 a 80% em 23 minutos.

Novo Jeep Wagoneer S elétrico
(Divulgação/Jeep)

Preparo off-road

A Jeep buscou reinventar sua famosa tração 4×4 no seu primeiro elétrico, mas a ênfase dada sugere que o resultado é bom, mas não tanto acima da média. A Selec-Terrain utiliza módulos independentes para controlar cada motor, dando a força adequada para cada eixo e usando, com precisão, recursos do diferencial, por exemplo.

Novo Jeep Wagoneer S elétrico
(Divulgação/Jeep)

Há modos específicos para neve, areia e condução esportiva no asfalto. Além disso, o modo econômico permite que o eixo dianteiro seja desacoplado, rodando na “banguela” em descidas. Isso porque a frenagem que carrega a bateria, claro, está presente, mas em alguns casos é mais eficiente manter o embalo.

Continua após a publicidade
Wagoneer L traseira
Jeep Wagoneer a combustão segue vivo (Divulgação/Jeep)

Detalhes da suspensão não foram dados, mas a marca destacou que a carroceria do Wagoneer S está 35% mais rígida do que a do Wagoneer a gasolina. Ajuda na dinâmica veicular, mas, principalmente, no conforto dos ocupantes.

Interior luxuoso

Falando neles, quem viaja no Jeep elétrico tem à disposição quatro telas só no painel, totalizando cerca de 45” em displays. Além do quadro de instrumentos e da central multimídia, o passageiro tem uma tela própria, na qual pode, por exemplo, operar o GPS para o motorista. O quarto visor fica ao fim do console central, operando funções como o ar-condicionado.

Novo Jeep Wagoneer S elétrico
(Divulgação/Jeep)

Os bancos em material que imita couro têm tom vermelho opcional que se destaca bastante. Mas o capricho continua em detalhes com os painéis em alumínio negro revestido de cerâmica, seletores giratórios com tato semelhante ao de cerâmica e volante de raio duplo cujo revestimento evita a proliferação de bactérias.

Continua após a publicidade
Novo Jeep Wagoneer S elétrico
(Divulgação/Jeep)

Eletrificação ganhando fôlego

Depois de híbridos que não fizeram grande sucesso, a Jeep finalmente deu início ao lançamento de seus carros elétricos. Faz sentido que ela comece em segmentos mais caros, onde o custo de baterias e afins se dilui melhor. Desse modo, o Wagoneer S deve ser sucedido, no ano que vem, pelo Jeep Recon.

Equivalente elétrico do Wrangler, é nele que se espera mais ousadia para o fora-de-estrada. No Brasil, ainda não há planos para que os EVs da marca sejam vendidos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.