A Toyota ainda defende os motores a combustão e pode ser que isso tenha relação com sua demora para lançar carros elétricos. Agora a fabricante japonesa tem uma ofensiva neste sentido chamada “Beyond Zero” e seu primeiro SUV elétrico, o Toyota bZ4X tem um argumento de venda bem diferente: a garantia de 1 milhão de km para o conjunto de baterias.
O nome bZ4X é difícil de ser pronunciado e seu design é bastante futurista, talvez para cortar relações com os carros a combustão. Sua plataforma é a nova e-TNGA, pensada especificamente para a nova linha de veículos elétricos da Toyota e da Lexus, e que também será compartilhada com alguns Subaru.
Nas versões com tração dianteira, o bZ4X tem motor elétrico 204 cv e um torque de 27,1 kgfm, mas as versões com tração integral têm dois motores de 109 cv, um em cada eixo, somando 218 cv, mas a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h. A bateria de íons de lítio de 71,4 kWh é refrigerada a água e garante autonomia para até 506 km.
O carregamento pode ser feito tanto por DC (corrente contínua) ou AC (corrente alternada). Na DC, o veículo suporta até 150 kW, permitindo carregar 80% da carga máxima em apenas 30 minutos. Já na AC, o crossover suporta 11 kW e tem sua bateria completamente renovada em 6,5 horas.
Talvez o principal atrativo seja, justamente, a garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilômetros para o conjunto de baterias. Mas a Toyota já adverte que, ao fim do período, a capacidade da bateria poderá estar reduzida a 70% da capacidade original por conta da degradação pela qual toda bateria de carro elétrico está sujeita.
O Toyota bZ4X já está à venda na Europa e nos Estados Unidos, mas ainda não há qualquer expectativa pelo seu lançamento no Brasil, Na verdade, o SUV elétrico não está descartado, mas a Toyota ainda aguarda que o Brasil tenha um maior número de carregadores públicos disponíveis para lançar elétricos por aqui,