Novo BYD U9 Track Edition terá 3.019 cv – mas só se a bateria permitir
Ministério chinês revelam versão que terá 755 cv por roda, mas há quem duvide que seja possível utilizar tanta potência

Aparentemente, a BYD está trabalhando para elevar seu supercarro, o Yangwang U9, a um novo patamar. Informações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) revelam que a fabricante homologou a inédita versão Track Edition, que faria deste elétrico um dos carros mais potentes já produzidos.
Nesta nova versão, a soma dos quatro motores elétricos independentes (um em cada roda) resultaria em 3.019 cv – número que supera com folga não apenas o próprio U9 já disponível, como também carros esportivos elétricos consagrados como Lotus Evija e Rimac Nevera. O valor registrado é de 2.220 kW, quase três vezes maior que o do modelo que atualmente é comercializado, limitado a 960 kW.

A efetividade de tamanha potência foi contestada por Mate Rimac, CEO da Bugatti-Rimac e criador do Rimac Nevera, um supercarro elétrico com 2.107 cv. De acordo com o executivo, a soma da potência máxima dos motores pode até ser essa declarada, mas a bateria utilizada pela BYD, do tipo LFP, não seria capaz de sustentar esse pico de potência.
Não foram divulgadas informações sobre a bateria desta edição, porém a versão que já está a venda utiliza uma com capacidade de 80 kWh, suficiente para entregar até 450 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. Esse sistema também suporta carga ultrarrápida de 500 kW em corrente contínua, permitindo repor a energia de 30% a 80% em cerca de dez minutos.
Segundo o MIIT a velocidade máxima alcançada é de 350 km/h, um dado inferior ao recorde alcançado pelo carro no ano passado, quando um exemplar de produção cravou 391,94 km/h – novo recorde de velocidade para veículos chineses.
O U9 Track Edition não se difere muito visualmente da versão já conhecida, mas adiciona elementos funcionais voltados para uso em pista. O modelo aparece em vermelho com detalhes em preto brilhante, acompanhado por rodas de 20 polegadas calçadas por pneus de perfil largo (325/35 R20).

O pacote inclui teto e asa traseira fixa em fibra de carbono, difusor com lâminas ajustáveis e a possibilidade de configuração com peças aerodinâmicas opcionais, como um divisor dianteiro em carbono em duas versões e uma asa traseira elétrica.
O comprimento do veículo pode alterar de acordo com a configuração, porém o mais comum será 4,97 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e até 1,35 metro de altura, com entre-eixos de 2,90 metros. O peso em ordem de marcha é declarado em 2.480 kg, chegando a 2.630 kg na massa total.

Na parte mecânica, o modelo adota suspensão de braços duplos na dianteira e multilink na traseira, auxiliados pelo sistema DiSus-X, já conhecido por suas demonstrações incomuns. Essa tecnologia é capaz de ajustar a carroceria e cada roda de forma independente, o que permite desde movimentos coordenados de todo o veículo até situações pouco usuais, como rodar com apenas três pontos de apoio.

Sem data de estreia confirmada, o que se sabe é que o carro já figura como o elétrico mais potente homologado na China. Se os números forem mantidos, o Yangwang U9 Track Edition será o primeiro automóvel de produção em série a ultrapassar a marca dos 3.000 cv, algo que nenhum concorrente conseguiu até agora.