A Mercedes-Benz está ampliando sua oferta de caminhões elétricos na Europa com o novo eActros 600, que se torna a opção de cavalo mecânico com a maior autonomia. A fabricante alemã ainda tem um argumento para justificar que, pela primeira vez, tem um caminhão elétrico que consegue se igualar aos caminhões a diesel em longas viagens.
Na prática, o Mercedes eActros 600 tem 531 km de alcance por recarga. Mas, considerando um mundo ideal onde o motorista fará seu descanso obrigatório em uma estação de recarga, seria possível cumprir uma viagem de 1062 km sem grandes problemas, como um caminhão a diesel.
De acordo com a Daimler Truck, essa nova versão do Actros elétrico pode transportar uma carga útil máxima de 22.000 kg, sendo o seu peso bruto total (PBT) de 44.000 kg. Para efeito de comparação, o Tesla Semi é anunciado com autonomia de 800 km com PBT de 36.700 kg.
O eActros 600 tem três conjuntos de baterias individuais com capacidade combinada de 621 kWh. São baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio) e podem ser carregadas a até 400 kw usando um carregador CCS. De acordo com a Daimler Truck, as baterias poderiam ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos usando um carregador de megawatts, como o utilizado pelo Tesla Semi.
Quem consome a bateria são dois motores elétricos que entregam 536 cv continuamente, com pico temporário de 804 cv. Ambos são montados em um único eixo e conectados a um câmbio automático de quatro marchas. Ele ainda tem duas tomadas de força disponíveis, uma elétrica e uma mecânica.
De acordo com a Daimler, os eActros 600 foram projetados para igualar a durabilidade dos seus caminhões a diesel, que percorrem até 1,2 milhões de km ao longo de 10 anos sem maiores problemas. A promessa é que, mesmo após tudo isso, as baterias ainda entreguem 80% da autonomia original.
Os eActros 600 ainda são equipados com sistemas de segurança baseados em sensores que acompanham 270° ao redor da cabine. Eles fornecem dados para recursos como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas e assistente de mudança de faixa, além de alerta de pontos cegos.
A produção do eActros 600 terá início apenas no fim de 2024. Por enquanto, a Mercedes vende os eActros 300 e 400, com autonomia de 330 e 400 km.