Como truque do Fusca ajuda carros da Tesla a carregarem mais rápido
Um dos truques mais famosos entre os proprietários do VW Fusca parece funcionar em carros muito mais evoluídos, com os elétricos da Tesla
![Herbert Diess, ex-CEO da VW, ultrapassa um Tesla Model 3 ao volante de um Fusca](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/fusca-contra-tesla-e1715804096851.webp?w=1280&h=720&crop=1)
Quem já teve ou tem um VW Fusca sabe que o motor pode simplesmente parar quando a bobina da ignição esquenta muito. E também sabe que isso pode ser facilmente resolvido ao colocar uma toalha molhada ao redor da bobina. Pois essa mesma estratégia pode ajudar os carros da Tesla a carregarem mais rápido.
De acordo com o site InsideEVs, algumas estações de recarga Tesla Supercharger funcionam melhor quando coloca-se um pano úmido em volta do conector de carregamento.
Acontece que tanto os carregadores quanto as baterias dos carros elétricos têm sensores para monitorarem suas respectivas temperaturas em tempo real, e tanto o calor quanto o frio extremo fazem com que a potência da recarga seja reduzida para evitar o desgaste acentuado dos seus componentes. E isso aparenta ser um problema e tanto para certas estações de carregamento da Tesla mais antigas.
![tesla-supercharger-50k-1-e1694750714480 tesla-supercharger-50k-1-e1694750714480](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/tesla-supercharger-50k-1-e1694750714480.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O truque da toalha molhada vem senso usado nos Supercharger de segunda geração. Estas estações ainda utilizam cabos sem arrefecimento líquido, o que os torna mais sensíveis ao calor do que os carregadores de terceira geração. Então os usuários estão envolvendo as tomadas de carregamento para aliviar o calor. Aparentemente, funciona muito bem,
Em campo, o InsideEVs apresentou alguns exemplos de carregamento com e sem os panos molhadas para resfriar os cabos. Em um dos casos, numa estação Supercharger V2, a capacidade de recarga foi de 60 kW para 95 kW, ao colocar a toalha molhada. Outro proprietário de Tesla experimentou o mesmo, e teve um salto de 58 kW para 119 kW na potência de carregamento.
![Tesla Supercharger No exterior já existem grandes estacionamentos com diversos carregadores DC e placas para captação de energia solar](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Tesla-Supercharger.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Vale ressaltar que o truque parece não funcionar em estações de carregamento Tesla Supercharger V3, que são mais atualizadas e já possuem sistema de resfriamento dos cabos. Mas vale ressaltar que estas estações de recarga costumam ficar ao ar livre e têm proteção para evitar que a água acesse os conectores, então não há riscos em usar um pano úmido ao redor do conector.
Além disso, os veículos também possuem sensores de segurança que monitoram a temperatura durante o carregamento, podendo ser interrompido automaticamente caso tenha algum problema. As tecnologias evoluem, os veículos são completamente diferentes do que os mais antigos, como o Fusca, mas os macetes para consertar ou melhorar o seu desempenho permanecem os mesmos.