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Mercedes cria crash test para elétricos e quer mudar os padrões mundiais

Mercedes realiza colisão inédita entre dois carros elétricos para descobrir o que muda em acidentes envolvendo veículos desse tipo

Por Eduardo Passos
18 jun 2024, 14h00
 (Divulgação/Quatro Rodas)
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Crash tests são um dos meios mais importantes de avaliar como um veículo se comporta em colisões, mas os padrões internacionais não vêm acompanhando características dos carros elétricos. A Mercedes-Benz confia tanto em seus produtos que decidiu se adiantar ao Euro NCAP realizando o primeiro crash test público entre dois EVs.

Ao contrário de colidir um carro contra um obstáculo estático em velocidade moderada, a alemã reuniu seu maior e seu menor SUV elétrico (EQS e EQA, respectivamente), e simulou uma ultrapassagem proibida em estrada.

Além da alta velocidade e massa dos EVs (bem mais pesados que equivalentes a combustão), até a posição do impacto simulou o mundo real. Câmeras de alta velocidade gravaram tudo, tanto para uma campanha publicitária quanto para estudos de engenharia que servirão para novos produtos.

A alta deformação das dianteiras assusta, mas era isso que os projetistas queriam, pois significa que o impacto foi absorvido pela estrutura em vez dos ocupantes. Ao mesmo tempo, aços reforçados nas laterais e assoalho protegeram adequadamente as baterias, que emitiram forte odor químico, mas não pegaram fogo.

Também foi testada a segurança de itens insuspeitos, como as maçanetas retráteis. Elas precisam se abrir automaticamente para que os socorristas acessem o carro, o que aconteceu. Também houve corte adequado do sistema de alta-tensão, evitando choques fatais em bombeiros e profissionais de saúde.

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A Mercedes advoga para que novos padrões, baseados nos elétricos, sejam adotados nos crash tests ao redor do mundo.

IMPACTO CALCULADO
Se os parâmetros de crash tests atuais estão defasados, a Mercedes tratou de criar os seus próprios, adaptados para os eventos entre carros elétricos

Mercedes Crash
(Divulgação/Quatro Rodas)

ANTES, A PREVENÇÃO

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A Mercedes está alinhada ao plano da OMS de zerar mortes no trânsito até 2050. A alemã é mais ambiciosa e aposta em sistemas autônomos para ter zero acidente, em geral, neste ano. Proteção inclusive para os pedestres.

Crashtest Mercedes
(Divulgação/Quatro Rodas)
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COBAIA AZARADO

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Os bonecos embarcados trazem mais de 150 sensores cada um, permitindo estimar precisamente os danos que uma batida causaria ao corpo humano. Há 21 dummies diferentes, que imitam homens, mulheres e crianças nas dimensões médias de vários lugares do mundo.

Crashtest Mercedes
(Divulgação/Quatro Rodas)

MASSA BRUTA

O padrão europeu envolve bater um carro a 56 km/h contra um obstáculo de 1.400 kg. Os dois SUVs da Mercedes pesam, ao todo, 5,2 toneladas, e se chocaram à velocidade relativa de 112 km/h.

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Crashtest Mercedes
(Divulgação/Quatro Rodas)

PROPORÇÃO IDEAL

Economia de peso é crucial para a autonomia dos EVs, mas pode fragilizar partes importantes. Os testes mostraram a eficácia do alumínio em dianteira e traseira, enquanto aços especiais seguem indispensáveis na coluna B e em volta das baterias.

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