Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Mercedes-Benz prepara fim do EQE apenas quatro anos depois do lançamento

A Mercedes está trabalhando em uma nova família de carros elétricos, com nova plataforma e também nova nomenclatura

Por Cristiane Barreto
3 set 2025, 13h47
Mercedes EQE 300
Mercedes EQE 300 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Lançados em 2022 para reforçar a linha de elétricos da Mercedes-Benz, o sedã EQE e o EQE SUV já têm data para sair de linha. A produção dos dois modelos chegará ao fim em 2026, reflexo de um redesenho da estratégia da marca diante da chegada de uma nova geração de veículos.


Os Mercedes EQE saem de fábricas diferentes: o sedã é feito em Bremen, na Alemanha, e o SUV tem produção em Tuscaloosa, nos Estados Unidos. Ambos serão substituídos de forma indireta por dois estreantes: o Classe C EQ e o GLC EQ. Ambos serão lançados em 2026 com base na plataforma MB.EA-M de 800 volts, prometendo avanços em eficiência, pacote técnico e design.

O nome da dupla já mostra a nova estratégia da Mercedes, abandonando nomes como EQC e EQE para usar a sigla EQ como um sobrenome para os carros já conhecidos, como o Classe C EQ. É algo que outras marcas tem feito, como a Audi com o e-tron e, mais recentemente, a Volkswagen com o ID.Polo.

Mercedes-Benz EQE SUV Press Test Drive, Portugal 2023
(Divulgação/Mercedes-Benz)

O fim dos EQE acontece mesmo com os sinais de uma reestilização em 2025. A atualização deveria trazer uma melhoria para a plataforma EVA, recebendo uma arquitetura elétrica de 800 volts, inversor de carbeto de silício e novos motores elétricos eATS2. Esses elementos, porém, vão equipar apenas os maiores EQS sedã e SUV, que seguirão em linha.

Compartilhe essa matéria via:

Entre os sucessores, o Classe C EQ será o mais próximo do papel do sedã EQE atual, oferecendo recursos como suspensão a ar e eixo traseiro com esterçamento. Já o GLC EQ deverá fazer sua primeira aparição no Salão de Munique de 2025, neste mês.
Continua após a publicidade

MERCEDES EQE

Embora evite confirmar oficialmente o fim do EQE, a Mercedes admite que trabalha em um substituto direto em termos de tamanho. Trata-se do Classe E EQ, previsto para 2027. Ele também usará a plataforma MB.EA-M, garantindo o mesmo nível de integração tecnológica dos novos Classe C EQ e GLC EQ.

Mercedes EQE
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Durante seus quatro anos de mercado, os EQE passaram por evoluções constantes. Receberam bomba de calor, sistema de desconexão para tração traseira nos 4Matic, bateria com capacidade ampliada para 96 kWh e atualizações de desempenho. Mesmo assim, não fizeram muito sucesso nas lojas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.