Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Mercedes admite que Classe G elétrico foi um fracasso completo

Versão elétrica vendeu sete vezes menos do que a variante com motor a combustão em seu primeiro ano no mercado

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 4 jun 2025, 07h07 - Publicado em 3 jun 2025, 19h00
Mercedes-Benz G580 EQ
Mercedes-Benz G580 EQ (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Um dia, a Mercedes-Benz achou que havia espaço no mercado para um Classe G elétrico, por mais que fosse contra o que as pessoas esperam do utilitário: um carro robusto e com um motor enorme. E, realmente, não era o que os clientes queriam: o SUV está encalhado nas concessionárias, a ponto da própria marca admitir que o carro fracassou.

É o que disse o jornal alemão Handelsblatt, que conversou com alguns executivos da Mercedes-Benz. Um deles foi bem categórico: “O carro está empacado nas concessionárias, é um completo fracasso”, afirma um dos funcionários da fabricante.

Mercedes-Benz G580 EQ
Mercedes-Benz G580 EQ (Divulgação/Mercedes-Benz)

Os números apoiam esta crítica. Desde o lançamento até abril, apenas 1.450 unidades foram vendidas na Europa e mais 61 unidades na Coreia do Sul. Nem mesmo os chineses, que normalmente gostam do Classe G e estão comprando muitos elétricos, quiseram o G580. Somente 58 veículos foram vendidos no país neste primeiro ano de vendas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O Handelsblatt ainda afirma que a Mercedes-Benz não conseguiu vender nenhuma unidade do Classe G elétrico nos Estados Unidos, algo extremamente problemático considerando que o país é um dos maiores mercados automotivos do mundo.

Alguns defendem o G580 mesmo com as vendas baixas, afirmando que é um produto de nicho, com uma produção bem pequena.

Mercedes-Benz G580 EQ
Mercedes-Benz G580 EQ (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

A preferência pelo Classe G com motor a combustão é bem clara. O Handelsblatt afirma que o SUV vende sete vezes mais do que a variante elétrica, emplacando cerca de 9.700 unidades no mesmo período. Isto acontece por uma série de fatores, como a baixa autonomia de 473 km e o preço bem mais alto do que a variante a combustão.

Este desempenho ruim teria feito a Mercedes-Benz reconsiderar os planos para o inédito modelo menor que o Classe G, que deveria ser lançado somente na versão elétrica. A publicação afirma que os engenheiros agora analisam se é possível colocar um motor a combustão ou criar uma versão híbrida, apesar dos custos extras. O lançamento é previsto para 2027.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.