Lexus LFA retorna como conceito elétrico e usa base dos Toyota GR GT
Novo LFA Concept é elétrico, usa estrutura derivada dos GR GT e marca o início do desenvolvimento de uma possível segunda geração do esportivo
O Lexus LFA, esportivo da divisão premium da Toyota e com apenas 500 unidades produzidas entre 2010 e 2012 — com vendas que seguiram nos anos seguintes — está de volta, agora ainda na forma de um promissor carro-conceito.
Embora não seja a primeira vez que ele apareça, já que a marca o apresentou anteriormente como Lexus Sport Concept na Monterey Car Week 2025 e no Salão de Tóquio, a novidade é que o modelo enfim recebeu nome oficial. Isso sugere, naturalmente, que a Lexus prepara uma segunda geração do esportivo.
Enquanto o LFA original trazia um motor V10 4.8 de 560 cv e carroceria em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), e era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, o novo conceito tem apenas motores elétricos, representando uma mudança profunda na proposta do modelo.
O Lexus LFA Concept foi desenvolvido em conjunto com os projetos GR GT e GR GT3 da Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da montadora. Segundo a marca, o modelo segue três pilares: “centro de gravidade baixo, leveza com alta rigidez e busca pela máxima eficiência aerodinâmica”. Agora, o carro adota uma estrutura leve e rígida em alumínio, derivada do GR GT.
Visual
O cupê combina elementos de design do LFA original com linhas mais marcantes e identidade própria. Ele tem 4,69 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,19 m de altura e distância entre-eixos de 2,72 m.
Outro destaque está no interior, que tem como objetivo “envolver o condutor em um universo único de direção”. A Lexus chama essa essência de “Discover Immersion” (“descubra a imersão”, em tradução livre). Para isso, os engenheiros utilizaram a mesma posição de condução dos modelos GR GT e GR GT3.
É possível observar que o volante esportivo e achatado, assim como as telas grandes e curvas direcionadas para o condutor, reforçam o ambiente que a Lexus quer proporcionar. O design do habitáculo é mais minimalista, e a capacidade do carro é de apenas dois ocupantes.
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para todas as categorias de CNH
Chevrolet Sonic 2026: tudo o que sabemos sobre o SUV do Onix
Chevrolet Onix Plus usado é sedã econômico e polêmico por R$ 62.000
Onde o Geely EX2 é melhor e pior que o BYD Dolphin? Comparamos
Bons motoristas poderão renovar a CNH automaticamente, diz ministro







