Lembra da Sharp? Marca de eletrodomésticos mostra seu primeiro carro elétrico
Minivan elétrica permite criar um ambiente de convivência e trabalho com projetor e banco dianteiro giratório
Se você já se entendia por gente nas décadas de 1980 e 1990, provavelmente se lembrará da Sharp. A marca fez sucesso com seus eletrônicos e eletrodomésticos, especialmente televisores, videocassete e aparelhos de som. O tempo passou, a japonesa enfrentou diversas crises, mas segue viva e agora quer entrar em um novo segmento: o dos carros elétricos.
Ainda gigante nos eletrônicos, a Sharp revelou o conceito LDK+, uma minivan elétrica que aproveita a parceria global com a Foxconn e utiliza como base o Model A, da Foxconn. Sua primeira aparição pública será ainda neste mês, no Salão do Automóvel de Tóquio (Japão). Porém, não há confirmação sobre uma versão de produção do modelo, por ora.
A Sharp LDK+ tem visual minimalista e, aparentemente, dimensões reduzidas (embora suas medidas não tenham sido reveladas). A dianteira é marcada por um conjunto horizontal que abriga as luzes, dispostas em um fundo preto brilhante. Todo o contorno desta área é iluminado. A traseira é marcada por uma lanterna horizontal que vai de uma ponta a outra.
De lado, chama a atenção o ângulo da coluna A, que torna o vidro das portas dianteiras quase um triângulo. As portas são pequenas e, no caso das traseiras, a abertura é corrediça.
No lado esquerdo da minivan, segundo uma das poucas imagens divulgadas, é possível notar que não há uma coluna separando as portas dianteira e traseira, criando uma grande abertura. O lado direito, também segundo a imagem, tem a coluna.
De acordo com a Sharp, a LDK+ é imaginada como uma “extensão da sala de estar”. Por isso, tem um interior modular, um projetor e uma tela retrátil que fica recolhida acima do banco traseiro. Para convivência, o banco do motorista por ser virado para trás quando o veículo está estacionado, criando uma área de convivência.
Não há detalhes técnicos sobre o modelo, que será certamente elétrico e utilizará a plataforma AloT, da Sharp, que permite integração com eletrodomésticos (não por acaso), como máquinas de lavar, ar-condicionado, geladeiras, entre outros, e aprende hábitos e preferências do motorista por meio de inteligência artificial.
Conserto de Bugatti Chiron batido custa milhões e marca se nega a vender peças
Novo Hyundai HB20 2027 aparece em testes e pode estrear no ano que vem
Chevrolet Onix 2026 fica R$ 15.000 mais barato em promoção
Chery revela SUV 3 em 1 que se transforma em picape e motorhome
Estes tênis da Asics são feitos com airbags da Toyota e estão à venda no Brasil







