Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Leapmotor será a única marca da Stellantis com sedã médio no Brasil

Hoje, o único sedã da Stellantis no Brasil é o modesto Fiat Cronos, mas isso vai mudar até 2027, quando a Leapmotor poderá ter até um sedã "híbrido"

Por Henrique Rodriguez, de Hangzhou (China)
25 abr 2025, 18h50
Leapmotor B01
Leapmotor B01  (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Mesmo na China, a linha de produtos da Leapmotor não está completa. A marca chinesa da Stellantis ainda é recente e descartou apenas o T03 para o mercado brasileiro, onde estreará no segundo semestre. Mas há mais carros sendo cotados para o Brasil.

O planejamento da Leapmotor é para ter uma gama de produtos no Brasil composta por quatro carros dentro de até dois anos. Depois dos C10 e B10, SUVs grande e médio, respectivamente, o lançamento seguinte seria o C16, uma versão ainda maior do C10 (com 18 cm a mais no comprimento) e terceira fila de assentos, com um total de seis lugares.

Leapmotor B01
Leapmotor B01 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A novidade é que a Leapmotor (pronuncia-se “Leapmótor”) também terá um sedã no Brasil. Um dos candidatos é o Leapmotor C01, apresentado em 2022. Mas o novo B01, que faz sua primeira aparição no Salão de Xangai, é o maior candidato.

Leapmotor B01
Leapmotor B01 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Leapmotor B01 usa a mesma plataforma do SUV médio B10, que será lançado no Brasil ainda em 2025. É um sedã elétrico com o tamanho do BYD King. Tem 4,77 m de comprimento, 1,88 m de largura (sem retrovisores), 1,49 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. O porta-malas tem 460 litros de capacidade.

Continua após a publicidade
Leapmotor B01
Leapmotor B01 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Um destaque é o coeficiente aerodinâmico de 0,197 Cd. Outro é a possibilidade de ter um LiDAR no teto do carro, mesmo sendo um sedã de entrada. Este radar a laser é responsável por aumentar a precisão de sistemas autônomos que fazem parte do pacote chamado de LEAP 3.5, que utiliza um chip 8650, e podem atuar na cidade e na estrada.

Leapmotor B01
Leapmotor B01 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Há duas versões, com 180 cv e 217 cv, que podem ser combinados a baterias LFP com capacidade de 56,2 kWh ou 67,1 kWh. A autonomia pode chegar aos 650 km, diz a Leapmotor.

Continua após a publicidade

Há, contudo, um outro candidato a ser o sedã da Leapmotor no Brasil. Mais antigo, o sedã C01 tem a vantagem de oferecer motorização elétrica com autonomia estendida, uma tecnologia que a fabricante diz estar disposta a levar ao Brasio no futuro.

Tanto o C01 quanto outro SUV, o C11, que está descartado para o Brasil, têm versão REEV (ou EREV). Neles, a bateria tem apenas 30 kWh enquanto um motor 1.5 de 133 cv é instalado sob o capô só para gerar energia elétrica quando necessário, sem que sua força chegue às rodas. É um conceito similar ao do antigo BMW i3. O motor 1.5, aliás, poderia ser adaptado para o etanol brasileiro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Leapmotor C01
Leapmotor C01 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Leapmotor C01 é grande para os padrões brasileiros. Tem 5,05 m de comprimento, 2,93 m de entre-eixos, 1, 90 m de largura e 1,51 m de altura. Sedãs assim, com porte do BYD Seal, fazem muito sucesso no mercado chinês.

Leapmotor C01
Leapmotor C01 (Leapmotor/Divulgação)

Todas as versões têm 270 cv, mas enquanto o elétrico tem uma bateria de 78 kWh para rodar até 525 km (CLTC), a versão com motor a gasolina roda quase 1200 km com a combinação da bateria de 30 kWh carregada e um tanque cheio. Ambos pesam o mesmo: cerca de 2.000 kg.

Independente da escolha pelo B01 ou C01, o sedã da Leapmotor seria o único sedãs médio ou médio grande entre todas as marcas da Stellantis que operam no Brasil, e o primeiro lançado desde o Fiat Linea. Isso porque, hoje, o único sedã em todo o conglomerado é o compacto Fiat Cronos, que não terá uma nova geração.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.