Leapmotor será a única marca da Stellantis com sedã médio no Brasil
Hoje, o único sedã da Stellantis no Brasil é o modesto Fiat Cronos, mas isso vai mudar até 2027, quando a Leapmotor poderá ter até um sedã "híbrido"

Mesmo na China, a linha de produtos da Leapmotor não está completa. A marca chinesa da Stellantis ainda é recente e descartou apenas o T03 para o mercado brasileiro, onde estreará no segundo semestre. Mas há mais carros sendo cotados para o Brasil.
O planejamento da Leapmotor é para ter uma gama de produtos no Brasil composta por quatro carros dentro de até dois anos. Depois dos C10 e B10, SUVs grande e médio, respectivamente, o lançamento seguinte seria o C16, uma versão ainda maior do C10 (com 18 cm a mais no comprimento) e terceira fila de assentos, com um total de seis lugares.

A novidade é que a Leapmotor (pronuncia-se “Leapmótor”) também terá um sedã no Brasil. Um dos candidatos é o Leapmotor C01, apresentado em 2022. Mas o novo B01, que faz sua primeira aparição no Salão de Xangai, é o maior candidato.

O Leapmotor B01 usa a mesma plataforma do SUV médio B10, que será lançado no Brasil ainda em 2025. É um sedã elétrico com o tamanho do BYD King. Tem 4,77 m de comprimento, 1,88 m de largura (sem retrovisores), 1,49 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. O porta-malas tem 460 litros de capacidade.

Um destaque é o coeficiente aerodinâmico de 0,197 Cd. Outro é a possibilidade de ter um LiDAR no teto do carro, mesmo sendo um sedã de entrada. Este radar a laser é responsável por aumentar a precisão de sistemas autônomos que fazem parte do pacote chamado de LEAP 3.5, que utiliza um chip 8650, e podem atuar na cidade e na estrada.

Há duas versões, com 180 cv e 217 cv, que podem ser combinados a baterias LFP com capacidade de 56,2 kWh ou 67,1 kWh. A autonomia pode chegar aos 650 km, diz a Leapmotor.
Há, contudo, um outro candidato a ser o sedã da Leapmotor no Brasil. Mais antigo, o sedã C01 tem a vantagem de oferecer motorização elétrica com autonomia estendida, uma tecnologia que a fabricante diz estar disposta a levar ao Brasio no futuro.
Tanto o C01 quanto outro SUV, o C11, que está descartado para o Brasil, têm versão REEV (ou EREV). Neles, a bateria tem apenas 30 kWh enquanto um motor 1.5 de 133 cv é instalado sob o capô só para gerar energia elétrica quando necessário, sem que sua força chegue às rodas. É um conceito similar ao do antigo BMW i3. O motor 1.5, aliás, poderia ser adaptado para o etanol brasileiro.

O Leapmotor C01 é grande para os padrões brasileiros. Tem 5,05 m de comprimento, 2,93 m de entre-eixos, 1, 90 m de largura e 1,51 m de altura. Sedãs assim, com porte do BYD Seal, fazem muito sucesso no mercado chinês.

Todas as versões têm 270 cv, mas enquanto o elétrico tem uma bateria de 78 kWh para rodar até 525 km (CLTC), a versão com motor a gasolina roda quase 1200 km com a combinação da bateria de 30 kWh carregada e um tanque cheio. Ambos pesam o mesmo: cerca de 2.000 kg.
Independente da escolha pelo B01 ou C01, o sedã da Leapmotor seria o único sedãs médio ou médio grande entre todas as marcas da Stellantis que operam no Brasil, e o primeiro lançado desde o Fiat Linea. Isso porque, hoje, o único sedã em todo o conglomerado é o compacto Fiat Cronos, que não terá uma nova geração.