Leapmotor B10 é maior e mais potente que Yuan Plus e pode vir ao Brasil
Primeiro carro visando o mercado internacional, o B10 vai estrear primeiro na Europa custando na casa dos 30.000 euros aproximadamente
A Leapmotor mal ganhou o mundo e já está aumentando seu portfólio. No Salão de Paris, na França, a marca filiada à Stellantis apresentou seu primeiro modelo que visa exclusivamente o mercado internacional, o SUV B10. Tivemos a oportunidade de ver seu visual, mas a montadora guardou as principais informações para divulgar somente agora.
Para quem não sabe, a Leapmotor é uma montadora chinesa que passou a ser controlada pela Stellantis. A partir daí, as duas empresas iniciaram uma joint venture chamada Leapmotor Internacional, que basicamente dá o direito da Stellantis de produzir e vender os carros da parceira em mercados fora da China, incluindo o Brasil.
E o B10 é o primeiro projeto que mira exclusivamente o mercado ocidental. Sua estreia acontecerá primeiro na Europa, no final de 2025. Apesar de não estar confirmado, existem boas chances dele também estrear no Brasil – onde, por enquanto, apenas o SUV C10 e o compacto T03 estão com lançamento confirmado, já para o início de 2025. No Velho Continente, além do C10, a Leapmotor também vende o compacto T03, que já foi flagrado em testes por aqui.
Sobre o B10, durante o Salão, ficou nítido que ele seria um SUV médio e as medidas divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) deixaram isso ainda mais claro. São 4,51 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. São medidas superiores ao de um Jeep Compass, por exemplo, e que o do seu principal rival na Europa, o BYD Yuan Plus, por lá chamado de Atto 3.
Com rodas de 18’’, o SUV tem ângulos de aproximação e saída de 19 e 24 graus, respectivamente. Seu peso total pode ser de 1.670 kg ou 1.705 kg, dependendo da versão escolhida.
Por enquanto, é possível confirmar que o B10 terá pelo menos duas versões, ambas com apenas um motor elétrico síncrono com imãs permanentes. Na mais básica, ele é fabricado pela Zhuzhou CRRC Times Electric e entrega 177 cv, podendo acelerar até os 160 km/h. A outra tem motor feito pela Jinghua Lingsheng Power, mesma empresa que fabrica os motores do C10, que chega aos 244 cv e aumenta a velocidade máxima para 170 km/h.
Até o momento, não há informações sobre uma possível versão com tração integral ou com dois motores. Também não sabemos nada sobre a capacidade das baterias, o alcance estimado e como será o B10 por dentro. Porém, a empresa diz que o SUV terá sistema de câmera de 360 graus e um sensor LiDAR no teto.
A ideia é que o Leapmotor B10 chegue na Europa no final de 2025 custando cerca de 30.000 euros, aproximadamente R$ 191.000 na conversão atual, justamente para ser um rival direto ao Atto 3, que parte dos 35.000 euros (R$ 222.600). Mas ele também pode roubar alguns clientes de concorrentes menores, como o Renault 4 E-Tech, que promete um preço abaixo dos 30.000 euros.