Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Japoneses descobrem como a BYD consegue fazer carros elétricos mais baratos

Mais de 70 empresas japonesas participaram de um seminário para desmontar carros elétricos e ver as diferenças em suas construções e os chineses roubaram a cena

Por João Vitor Ferreira
23 out 2024, 18h59
Lanternas com ligação iluminada e tampa limpa lembram o Kia Sportage
Lanternas com ligação iluminada e tampa limpa lembram o Kia Sportage (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

As fabricantes chinesas conseguiram um feito que mexeu com o mercado automotivo mundial: construir carros elétricos por um preço muito baixo. O efeito disso é que os preços, mesmo com eventuais impostos de importação, conseguem ser mais baixos ou equivalentes aos dos demais elétricos de diferentes países ou mesmo equivalente aos preços de carros a combustão.

Dada a rápida expansão global da BYD, os japoneses ficaram curiosos para saber qual é o segredo por trás do custo de produção dos elétricos da marca. Para obter a resposta, o Departamento Econômico e Comercial do Japão Central promoveu um seminário, que contou com a presença de 70 fabricantes de autopeças para explorar as tendências em veículos elétricos a bateria.

A estrela do seminário foi o BYD Atto 3, que aqui no Brasil conhecemos como Yuan Plus. Ele foi o primeiro BYD lançado no Japão, em janeiro de 2023, e custa a partir de 4,4 milhões de ienes, aproximadamente R$ 164.300. Além dele, também participaram do estudo os NIO ET5 e o Tesla Model 3.

Tesla Model 3 Performance
Apesar do Tesla Model 3 também ter surpreendido os japoneses, quem roubou a cena foi o BYD (Divulgação/Tesla)

Após a desmontagem, o Yuan desbancou completamente os outros carros e impressionou os japoneses. Eles descobriram que o motivo dos preços tão baixos é o fato de produzirem, praticamente, todos os componentes do carro. A produção da BYD é toda verticalizada. Porém, as baterias foram o que mais chamou a atenção.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A BYD é a segunda maior fabricante de baterias para carros elétricos do mundo, segundo dados do CnEVPost, com uma participação de 16,4% do mercado global. Ela perde apenas para a também chinesa CATL com 37,1%. Isso é de suma importância para o preço baixo dos carros, uma vez que só a bateria equivale a cerca de um terço do valor total do veículo.

A BYD também constrói o eixo 8 em 1, que consiste no eixo dianteiro ao qual está integrado o motor, o inversor, o redutor e outros sistemas de tração e energia, como uma estratégia para reduzir custos. Não só isso, o baixo número de peças no geral utilizados em cada veículo é algo que surpreendeu os japoneses.

Continua após a publicidade
byd dolphin
O segredo da BYD é construir suas próprias peças. No Dolphin, por exemplo, apenas os vidros e os pneus não são produzidos pela montadora chinesa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Fiquei surpreso com o pequeno número de peças usadas pela BYD e pela Tesla. Nossa empresa também espera usar a experiência adquirida em nossos negócios existentes para entrar no campo de veículos elétricos”, disse Sho Kato, chefe de departamento da Nissin Seiki, empresa japonesa especializada no design e fabricação de matrizes para forjamento a frio.

Como exemplo disso, é válido citar o BYD Dolphin. De todas as suas peças e componentes, apenas os vidros (da também chinesa Fuyao) e os pneus (que podem ser de diversos fornecedores) não são produzidos pela montadora, de resto, tudo é feito em casa.

Continua após a publicidade

Com toda essa desmontagem, os japoneses esperam aprender com os vizinhos um novo jeito de se produzir carros elétricos. Antes reconhecidos pela engenharia engenhosa e simples para reduzir custos, agora as montadoras japonesas estão começando a ficar ultrapassadas em relação aos concorrentes.

A Toyota, apesar de nunca ter visto os elétricos como única saída para descarbonização, tem números de vendas de elétricos muito baixos. Mundialmente, 1,5% das suas vendas nos primeiros oito meses de 2024 foram de elétricos. Ou seja 97.058 dos quase 6,6 milhões. Outras montadoras tradicionais como Nissan e Honda já foram ultrapassadas, em vendas globais, pela BYD no terceiro trimestre deste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.