Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jaguar prepara renascimento elétrico com novo logotipo e muita polêmica

Cheia de cores e com pegada de grife de roupas, a Jaguar mudará tudo, da identidade visual ao posicionamento de mercado

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2024, 17h28
Nova apresentação de logotipo da Jaguar
Nova apresentação de logotipo da Jaguar (Divulgação/Jaguar)
Continua após publicidade

Em operação desde 1935, a Jaguar iniciou um período sabático que durará aproximadamente um ano (até entre o final de 2025 e início de 2026), no qual não lançará, produzirá ou venderá carros novos na Europa.

Esse tempo será necessário para que a marca prepare seu “renascimento”, que a reposicionará em um degrau mais elevado e como uma marca dedicada aos carros elétricos. Mas já começaram essa nova fase agora, ao ensaiar seu novo posicionamento de marca.

A divulgação começou com o novo logotipo da Jaguar, que deixa no passado uma comunicação de força com letras maiúsculas e a imagem do felino, que aparecia em dois formatos: saltando ou de frente, como se estivesse rugindo.

Composições de letras e cores querem posicionar a Jaguar a um degrau acima
Composições de letras e cores querem posicionar a Jaguar a um degrau acima (Divulgação/Jaguar)

Agora, fica apenas o nome “Jaguar” com letras espaçadas e uma mistura de maiúsculas e minúsculas, todas bastante arredondadas – há quem diga que se parece com a identidade visual de uma grife de moda. A nova ideia é de transmitir modernidade, jovialidade e refinamento. O felino até aparece, mas em uma aplicação solitária, ainda sem especificação por parte da empresa. O mesmo acontece com uma aplicação de duas letras “j” em minúsculo, que deve ser utilizada no centro das rodas.

Continua após a publicidade
Felino da Jaguar até aparece, mas isolado e em aplicação específica
Felino da Jaguar até aparece, mas isolado e em aplicação específica (Divulgação/Jaguar)

No clipe de lançamento da nova identidade, pessoas de diversas etnias e cores de pele aparecem em imagens coloridas, com roupas que, novamente, remetem a um desfile de moda. São utilizadas cores fortes, como azul, amarelo, laranja, vermelho e rosa, junto a frases de impacto que simbolizam a quebra da tradição e originalidade.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Tudo isso foi feito para comunicar a “nova Jaguar” que renascerá em breve: uma marca composta apenas por carros elétricos e que será posicionada em um mercado de alto luxo, disputando espaço com a Porsche, por exemplo.

Outra aplicação mostra a letra
Outra aplicação mostra a letra “J” em dois sentidos (Divulgação/Jaguar)

E, não, ela não produzirá apenas SUVs. Prova disso é o carro-conceito apresentado discretamente pela marca em meio às polêmicas sobre seu “rebranding”, algo como um sedã ou cupê, sem vidro traseiro e com aletas horizontais.

Continua após a publicidade
Teaser de novo carro-conceito da Jaguar
Teaser de novo carro-conceito da Jaguar (Divulgação/Jaguar)

Esse carro já teve algumas imagens com camuflagem reveladas e tem sua primeira aparição, ainda como um carro-conceito, marcada para 2 de dezembro. Será um GT enorme e elétrico, que representará o topo da nova linha de carros da Jaguar.

next-generation-jaguar-ev-prototype
(Divulgação/Jaguar)
Continua após a publicidade

Segundo a marca, essa é a sua “visão de design” para o futuro, com “formas ousadas e proporções exuberantes”. Não à toa, sua nova linguagem de design foi batizada de “Modernismo Exuberante”. E o próprio designer da marca, Gerry McGovern, admite que a nova fase da Jaguar não agradará a todos.

Trecho do vídeo de apresentação da nova identidade da Jaguar
Trecho do vídeo de apresentação da nova identidade da Jaguar (Divulgação/Jaguar)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.