Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Hyundai Azera dos anos 80 retorna elétrico e tem até piano embutido

O sedã Grandeur foi lançado originalmente em 1986 e agora retorna mais moderno, porém sem perder o visual vintage

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 12 nov 2021, 15h29 - Publicado em 12 nov 2021, 15h26

Como forma de não perder suas origens, mesmo em um período de constante modernização, a Hyundai apresentou um novo carro-conceito elétrico. Da mesma forma que fez com o Pony, a montadora homenageou em através de uma releitura outro clássico do passado, o sedã Grandeur, que está para completar 35 anos de existência.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Para quem não está familiarizado com o carro, ele não é nada mais que o Azera, vendido como Grandeur” no mercado da Coreia do Sul. Mantendo o visual “quadradão”, característico dos carros de luxo da década de 80 e início da de 90, o Grandeur Heritage Series é um restomod, nome dado a um clássico adaptado com tecnologias modernas.

As mudanças são sutis mas muito perceptíveis no exterior. A principal delas são as novas luzes de leds pontilhadas, tanto na dianteira, quanto na traseira. Elas foram inspiradas no Ioniq 5, SUV elétrico lançado esse ano pela Hyundai. No mais, a grade, rodas e retrovisores tiveram leves alterações se comparados ao modelo original lançado em 1986.

Grandeur EV frontal
Divulgação/Hyundai

É claro que uma releitura moderna do Grandeur, não poderia ter o mesmo motor 2.0 a gasolina dos anos 80. Embora a montadora não tenha divulgado maiores informações, o sedã atualizou seu trem de força para um totalmente elétrico.

Grandeur EV traseira
Divulgação/Hyundai
Continua após a publicidade

Mesmo com as alterações mecânicas, é na parte de dentro que passado e futuro se encontram. Todo o acabamento é feito para trazer um visual retrô, reforçado pelas luzes em cor de bronze, que criam um efeito de espelho infinito acima dos assentos traseiros. Os bancos têm estofamento de veludo — material considerado muito luxuoso nos anos 80 — enquanto a parte de trás é revestida com Alcantara. Painel e portas têm detalhes em madeira e revestimento em couro. Já o volante, traz de volta o design de um raio e a alavanca de câmbio em forma de alça completa a parte oitentista da cabine.

Grandeur EV telas
Divulgação/Hyundai

Para trazer um ar atual, nada de mostradores analógicos. Todo painel central foi substituído por uma grande tela horizontal, integrada com o novo sistema multimídia.

Grandeur EV tela piano
Divulgação/Hyundai

Logo abaixo, está uma tela secundária vertical, usada para controlar algumas funções do sistema de infoentretenimento, como o som dos 18 alto-falantes. Na falta de uma boa playlist, um piano digital desenvolvido exclusivamente para o Grandeur pela Samick pode ser usado para criar música em tempo real.

Grandeur EV interior
O bronze foi especialmente escolhido pela Hyundai, pois segundo a equipe de design, ele é muito usado em aparelhos de som clássicos Divulgação/Hyundai

Se o resultado te agrada, boas notícias: outros modelos podem se juntar à Heritage Series, junto ao Pony e ao Grandeur. Um dos mais esperados é o Galloper, primeiro SUV da Hyundai lançado em 1991.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade