Depois de tanto vermos os carros elétricos mais modernos ignorarem o Brasil, eis uma notícia boa: controlada pela gigante de tecnologia Huawei, a fabricante de carros elétricos americana Seres é, oficialmente, a mais nova concorrente do mercado automotivo nacional. Seus carros poderão ser alugados ou comprados e já têm preços no Brasil.
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A startup automotiva com sede no Vale do Silício, na Califórnia, iniciará sua trajetória no Brasil com o nada modesto SF5, um SUV elétrico com gerador a gasolina que promete autonomia superior a 1.000 km e desempenho de superesportivo.
Características impressionantes não faltam ao Seres SF5, que chegará em duas versões: a mais simples, 4×2 de tração traseira e motor único, e a surpreendente versão 4×4 com dois motores elétricos por eixo. Nessa configuração AWD, o carro atinge nada menos que 693 cv e 106 kgfm, com velocidade máxima de 230 km/h limitada eletronicamente.
O SF5 tem um powertrain peculiar, no qual um motor 1.5 a gasolina aproveita o tanque de 56 l para gerar energia elétrica que é armazenada na bateria de 32 kWh. Esta bateria, por sua vez, permite que o elétrico impulsione o SUV por 150 km sem carregamento adicional. É um sistema semelhante ao usado pelo BMW i3.
Destaques mecânicos também valem ao conjunto de suspensão independente, com uso de duplo A na dianteira e multilink atrás. A carroceria é feita de alumínio de alta resistência e o sistema de frenagem Bosch iBooster atua para interpretar a pressão aplicada aos pedais e, dessa maneira, responder ao comando do motorista enquanto recupera o máximo de energia possível da frenagem.
Interior
Por dentro, o Seres SF5 parece não se esquecer do conforto e luxo, com bancos de couro Nappa e assentos inteiriços com desenho esportivo. O sistema de som traz 11 caixas espalhadas pela cabine e a iluminação em led na cabine é capaz de reproduzir até 64 cores diferentes.
O que chama quase toda a atenção, porém, é a gigantesca central multimídia de 17’’, que também controla sistemas de ar-condicionado e outras funções normais ao painel central. Ela utiliza software de ponta da Huawei, que transfere imediatamente o conteúdo do celular para a tela quando se entra no carro e pode ser atualizada com funções extras de auxílio ao motorista.
O condutor terá de série piloto automático de nível 2, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, capacidade de se manter em pista e realizar curvas sem mãos no volante e assistente para engarrafamentos, que para e move o veículo conforme o tráfego. Essas funções são exibidas também no quadro de instrumentos digital e personalizável de 12,3’’.
Venda e assinatura
A primeira oportunidade de ter um Seres SF5 em casa virá através da Osten Fleet — especializada em frotas de carros de luxo. Assim como já faz com veículos da Tesla, a Osten está prestes a inaugurar o serviço de assinatura do Seres SF5
Executiva da Osten Fleet, Liandra Boschiero explicou que os carros já estão a caminho e é questão de tê-los preparados para que a assinatura do novo elétrico seja oferecida. Inicialmente haverá um plano de 24 meses com franquia de 1.000 km mensais. A mensalidade da assinatura girará entre 13 e 15 mil reais.
O veículo também será comercializado, mas por novos representantes da Seres no Brasil. Os detalhes da comercialização serão divulgados em breve mas sabe-se que os preços serão de R$ 480.000 para a versão 2WD High-Performance Sport e de R$ 580.000 para o modelo AWD High-Performance Sport. São preços próximos de um Audi e-tron, por exemplo.
A diferença é basicamente mecânica: enquanto o modelo básico conta com um motor elétrico traseiro de 347 cv e 53 kgfm, o AWD utiliza seu quarteto elétrico para fazer seu “duplo-triplo” de 693 cv e 106 kgfm.
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