Honda lança “Civic elétrico” na China por R$ 100.000
Fruto da joint venture entre a Honda e a Dongfeng, o Lingxi L é um sedã elétrico com porte do Civic, mas que quer conquistar o público mais jovem
Como conquistar o público jovem com um sedã elétrico? Para a Honda, a resposta para isso foi criar uma nova marca em parceria a montadora local Dongfeng. O carro de estreia é o Lingxi L, que tem algumas ousadias no design que a Honda jamais colocaria em seus carros.
É como um Honda Civic elétrico com faróis mais recortados, lanternas com formato inusitado e diversos apliques em cor contrastante por todos os lados. Mas seu maior argumento para convencer clientes mais jovens pode ser o preço: 129.800 yuans, aproximadamente R$ 100.700 ao câmbio atual.
A comparação se dá principalmente pelo porte do carro. Assim como o Civic, o sedã da Lingxi tem 2,73 m de entre-eixos, porém é mais comprido, medindo 4,83 m contra 4,65 m do Civic. Suas outras medidas são 1.84 m de largura e 1,50 mm de altura, enquanto o peso total é de 1.702 kg.
A carroceria do Lingxi L é pintada em duas cores e marcada por muitas linhas e vincos bem definidos, em especial na grade, dando uma aparência mais musculosa e esportiva.
Os faróis e as luzes traseiras são finos e pontiagudos e estão sempre integrados. Além disso, tanto na frente quanto atrás, os conjuntos ópticos estão acompanhados de um par de peças pretas com formato triangular. Para fechar, há um spoiler com o brake light integrado sobre a tampa do porta-malas, que dá continuidade ao vidro traseiro. Os retrovisores foram substituídos por câmeras.
O conjunto mecânico não tem nada de muito inovador, mas tem boa potência para justificar o design esportivo. O sedã tem apenas um motor elétrico dianteiro de 217 cv e 31,61 kgfm. A bateria que alimenta o sistema tem 59,22 kWh e garante até 520 km pelo ciclo CLTC. Ainda não há dados de aceleração, mas sabemos que a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
Ao contrário da mecânica, a cabine impressiona. Ao entrar, você irá se deparar com um painel tomado por telas e praticamente nenhum botão físico. Nas extremidades, há dois monitores que funcionam como os retrovisores. No centro, a tela principal de 12,3’’. Há ainda uma tela dedicada para o passageiro, head-up display e, claro, o quadro de instrumentos digital.
De acordo com a marca, o sistema integra 13 aplicativos conectados, 14 aplicativos locais e 20 mini programas, além de um assistente de voz avançado para navegação e controle de entretenimento, e login de reconhecimento facial. E, como informado anteriormente, o três volumes é equipado com diversos equipamentos de assistência à condução, como cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, estacionamento autônomo e monitoramento de ponto cego.