Hiperesportivo BYD U9 tem 1.300 cv e custa menos de R$ 700.000 na China
Vendido pela marca YanWang, que estreia no Brasil em 2024, hiperesportivo pode ir de 0 a 100 km/h em 2 s
Quando a BYD anunciou superesportivo, o YangWang U9, a notícia não foi sobre suas capacidades ou potência, mas sim sobre a sua “dancinha”. O atrativo que os chineses escolheram para promover o carro foi o seu sistema de suspensão, que assim como os Low Riders, permite que o carro pule e “dance”.
Agora, a montadora tirou completamente o pano de cima do esportivo e podemos saber todas as principais características do BYD U9, inclusive o seu preço. O cupê de duas portas chega ao mercado chinês por 1 milhão de yuans, aproximadamente R$ 692.000. Ele é o segundo carro da submarca de luxo YangWang, o primeiro foi o seu irmão maior, U8, o SUV que pode navegar pelas águas.
De visual agressivo, o U9 junta características que já vimos em outros esportivos famosos. Os faróis em forma de C, por exemplo, remetem aos McLaren, enquanto a traseira se assemelha aos carros da Lamborghini.
Mas o que chama atenção são suas dimensões, um tanto grandes para um hipercarro. São 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, e 2,9 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, ele é mais comprido e tem entre-eixos maior que o de um Jeep Commander, um SUV grande com capacidade para sete passageiros. Já seu rival e maior referência quando o assunto é hipercarro elétrico, o Rimac Nevera, mede 4,75 m de um para-choque a outro e tem 2,74 m de entre-eixos.
Mas esse tamanho todo tem um motivo: a grande bateria. O U9 terá uma bateria de 100 kWh fabricada pela FinDreams, uma subsidiária da BYD. De acordo com o ciclo WLTP, ela também vai garantir até 700 km de autonomia – cerca de 200 km a mais que do Nevera.
O U9 tem quatro motores, cada um em uma roda. Juntos, eles somam 1.300 cv e 130,5 kgfm de torque. Mesmo pesando quase 2.475 kg, ele consegue ir de 0 a 100 km/h em cerca de 2 s, como promete a BYD, e pode continuar acelerando até a marca dos 300 km/h.
A suspensão Disus-X é quem vai fazer o carro grudar no chão, mesmo com a alta potência. Além de servir para se exibir com os saltos e danças, o sistema controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo.
Essa suspensão também atua junto com os sistemas de auxílio ao motorista, como o controle de tração e estabilidade, para minimizar o risco de capotamento do veículo e reduzir o deslocamento dos ocupantes durante curvas em alta velocidade, aceleração total ou frenagem de emergência.
A BYD já confirmou que a marca YangWang chegará ao Brasil em 2024. Entretanto, o U9 não virá, por enquanto. Quem fará as honras da estreia é o U8, porém nada impede que o esportivo chegue aqui posteriormente.