GAC Aion V é SUV elétrico de R$ 100.000 e pode ser lançado no Brasil
Nova geração do SUV elétrico é vendido em 11 versões na China e custa a partir de R$ 100.000
A GAC lançou recentemente na China a segunda geração do Aion V, modelo que compõe a linha da submarca global da montadora. Como QUATRO RODAS já adiantou, a empresa chinesa tem planos de ter uma fábrica de carros no Brasil, e os carros elétricos da Aion apareciam entre os cogitados.
Para a nova geração, o SUV elétrico ganhou uma boa repaginada. A dianteira, por exemplo, passa a ter faróis maiores e um novo para-choque, que abriga novas entradas de ar. Já na parte de trás, as luzes agora estão na vertical e não avançam mais até as portas.
Falando das dimensões, o novo Aion V é um pouco menor que o anterior. Ele mede 4,60 m de comprimento (5 cm menor). 1,85 m de largura (7 cm menor), 1,66 m de altura (6 cm menor) e 2,77 m de entre-eixos (6 cm menor). Já o porta-malas tem 427 L, podendo chegar aos 987 L com os bancos rebatidos.
Quanto a motorização, serão duas disponíveis, ambas com apenas um motor elétrico. A mais básica desenvolve 203 cv e 24,47 kgfm. Já a mais potente tem 224 cv e os mesmos 24,47 kgfm de torque, por isso, o tempo de 0 a 100 km/h é de 7,9 s para ambas.
São muitas as opções de baterias. O Aion V poderá ser vendido com baterias de fosfato de ferro-lítio com capacidades de 62,3 kWh, 62,7 kWh, 75 kWh, 75,3 kWh e 90,2 kWh. De acordo com o ciclo CLTC, elas oferecem autonomia de 520 km, 650 km e 750 km. E graças à arquitetura de carregamento de 400 V, as células podem recuperar 370 km de alcance em apenas 15 min.
As combinações de motor e bateria são divididas em 11 versões, que também se diferem pelo pacote de equipamentos. Por padrão, todas tem uma central multimídia de 14,6’’ e um quadro de instrumentos digital com tela de LCD que não teve seu tamanho especificado.
Há, ainda, saídas de ar e maçanetas em metal, além de uma barra iluminada no painel. Para completar a lista de equipamentos tecnológicos, o Aion V traz dois carregadores por indução — um para o motorista e outro para o passageiro — e um compartimento de 6,6 L, que pode resfriar até temperaturas de -15ºC ou então ser aquecido até 50ºC.
A própria GAC se refere ao seu modelo como “SUV de direção inteligente e radical”. Eles referem-se ao sistema avançado de condução autônoma do Aion V, que nos acabamentos mais caros têm lidar no teto, radares de ondas milimétricas, 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos. Eles integram o sistema ADiGO Pilot, gerenciado pelo chip NVIDIA Orin-X.
Na China, o Aion V tem preços que variam os 129.800 e 189.800 yuans, algo em torno entre R$ 101.400 e R$ 148.300 aproximadamente.
A GAC ainda não confirmou quais carros pretende vender no Brasil, mas alguns modelos da Aion foram mostrados durante uma visita dos executivos chineses ao estado do Amapá, um estados dos que estão cotados para receber a fábrica da montadora.