Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

GAC Aion RT é sedã elétrico mais barato que Onix Plus e pode vir ao Brasil

Submarca de luxo da GAC investe no segmento de sedãs elétricos baratos na China com modelo semelhante ao BYD Seal

Por Lucas Parente
3 out 2024, 20h14
Aion RT (2)
 (Divulgação/GAC)
Continua após publicidade

Diferentemente do que acontece no Brasil, o segmento de sedãs ainda é muito aclamado na China. Os modelos quase dominam o mercado chinês, principalmente quando o assunto é carro elétrico.

A tradicional empresa chinesa GAC, que anunciou recentemente sua vinda ao Brasil, criou a submarca Aion em 2018 com foco em carros mais caros e tecnológicos. Agora, dando um passo para trás e mudando sua estratégia, a submarca acaba de desenvolver o novo Aion RT, um sedã elétrico barato e competitivo no mercado chinês.

Aion RT (4)
(Divulgação/GAC)

Como de praxe, o visual remete um pouco aos modelos da Tesla e até mesmo o famoso Xiaomi SU7. A frente arredondada tem entradas de ar nas laterais e faróis afilados que se esticam até o para-lamas.

A lateral é bem sóbria, com poucos vincos, maçanetas embutidas, rodas de 18 polegadas e molduras de portas em preto. A traseira parece afunilada, sem detalhes do no para-choque e lanternas separadas (raro de se ver).

Continua após a publicidade
Aion RT (1)
(Divulgação/GAC)

O interior é típico de um carro elétrico chinês. Há duas telas, sendo a de infoentretenimento grande, com quase 15”, e um quadro de instrumentos de 8,8”. O acabamento da cabine é bem superior, com matérias sintéticos que imitam couro, console central grande, teto panorâmico e até 11 alto-falantes. Um destaque fica para os bandos dianteiros, que também podem ser rebatidos, virando quase uma cama.

Aion RT (3)
(Divulgação/GAC)

Assim como outros elétricos chineses, o Aion RT recebe de série um sistema LiDAR com três radares, onze câmeras e um processador Nvidia Orin X, disponibilizando diversos recursos de auxílio ao condutor.

O sedã elétrico está disponível com duas configurações de tração. Ambos estão equipados com apenas um motor elétrico gerando 204 ou 224 cv de potência. Em qualquer uma das duas versões a velocidade máxima é fixada em 163 km/h. O torque não foi divulgado pela marca.

Continua após a publicidade
Aion RT (6)
(Divulgação/GAC)

As baterias são, respectivamente, de 55,1 kWh e 68,1 kWh de capacidade, podendo rodar 520 km e 650 km com apenas uma carga no ciclo chinês CLTC. Elas são feitas pela CATL e podem ser carregadas de 10 a 80% em apenas 18 minutos.

O novo sedã elétrico e barato Aion parte na China de R$ 93.000 e vai até R$ 132.000 na versão topo de linha, preço inicial abaixo de um Chevrolet Onix Plus. Caso a empresa traga a submarca Aion para o Brasil, esses preços seriam muito superiores, chegando a passar da casa dos R$ 200.000.

Aion RT (5)
(Divulgação/GAC)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.