Fiat TRIS é um caminhão elétrico de três rodas e menor que um 500
Veículo comercial tem apenas 12 cv de potência e autonomia de 90 km, mas é feito para uso bem específico

Este é um Fiat como nunca se viu antes: um caminhão menor do que um Fiat 500, modular, com três rodas e elétrico. Trata-se do TRIS, um pequeno veículo comercial produzido no Marrocos (ao lado de Citroën Ami e Fiat Topolino) com foco na África e no Oriente Médio, mas que também poderá chegar à Europa.
O Fiat TRIS está disponível em versões Plataforma, Picape e Chassi-Cabine, e tem apenas 3,17 metros de comprimento, com 2,25 m² para carga – suficiente para acomodar um palete de padrão europeu. O diâmetro de giro de 3,05 metros promete ainda mais praticidade ao pequeno comercial com estrutura tubular e três rodas de 12 polegadas.

Segundo a marca, as versões Plataforma e Chassi-Cabine são ideais para equipamentos personalizados, enquanto a Picape é a melhor solução para o trabalho de transportes diversos, de frutas a areia ou móveis. Em todas elas, porém, a Fiat promete um layout que prioriza a ergonomia e a funcionalidade para empresas de ramos variados, com capacidade de carga útil de até 540 kg (ou bruta de 1.025 kg).
Quanto à mecânica, o TRIS tem um pequeno motor elétrico de 48 volts com 12 cv de potência e 4,6 kgfm de torque. Suficiente para chegar aos 45 km/h de velocidade máxima. A bateria tem 6,9 kWh que, de acordo com a Fiat, permite uma autonomia projetada de 90 km. A recarga pode ser feita com tomada padrão de 220V, em cerca de 4h40. Lembre-se: é um veículo comercial, feito para uso interno em empresas.

Mas não é porque se trata de um veículo comercial que não precisa de atenção no design. Por isso, o TRIS foi desenhado pelo centro italiano de design da Fiat, em Turim. A dianteira do mini caminhão tem como destaque os faróis em formato de setas, com iluminação pixelizada, seguindo o novo padrão da marca. Há ainda os nomes “Fiat” e “TRIS” ao centro, e pintura em dois tons.
Não há imagens da cabine do modelo, mas a Fiat aponta que ele é equipado com um quadro de instrumentos digital de 5,7 polegadas, tomada 12V, porta USB-C e cintos de três pontos.
O nome TRIS, segundo a marca, “inspira-se nas três rodas do veículo, no seu design modular e no seu característico arranjo de três luzes de led”. Além disso, é um nome simples e de pronúncia fácil em diversos idiomas.