Fiat 600e é SUV elétrico que vai substituir o 500 no Brasil
SUV elétrico usa os mesmos plataforma, motor e bateria do Peugeot e-2008 e substituirá o Fiat 500 elétrico no Brasil
Enquanto 2024 vai chegando ao fim, a Fiat ainda tem para vender unidades 2022 do 500e, seu único carro de passeio elétrico à venda no Brasil. Mas este posto será substituído em breve pelo Fiat 600e, SUV compacto elétrico que já está homologado no Brasil.
O Fiat 600e divide a plataforma eCMP2 com o Peugeot e-2008, que é vendido no Brasil por R$ 259.990. A propósito, o preço do novo Fiat elétrico poderá ficar por volta disso, porque sua missão será praticamente a mesma: servir como um modelo flagship, que represente a tecnologia que a marca pode oferecer mas sem qualquer intenção de ter números de vendas representativos.
O que poderá facilitar a vida do 600e na comparação com o 500e (que é tabelado em R$ 214.990 desde quando foi lançado) são suas dimensões. Em relação ao icônico modelo, de quem herda parte do estilo, ele é 54 cm maior em comprimento (4,17 m, ante 3,63 m) e tem 24 cm a mais na distância entre-eixos (2,56 m x 2,32 m). O porta-malas é quase o dobro (360 l x 185 l).
O 600e foi desenvolvido em Turim, na Itália, sede mundial da Fiat, onde é produzido o 500e. Sua produção do SUV, porém, está concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia.
Assim como o Peugeot e-2008, o Fiat 600e tem motor dianteiro de 156 cv e 26,5 kgfm de torque no modo Sport, suficiente apenas para ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos. E somente se você ativar o modo Sport, já que em Eco (com forças limitadas a 82 cv e 18,3 kgfm) e em Normal (109 cv e 22,4 kgfm) ele é muito mais preguiçoso. A velocidade máxima vai a 150 km/h.
O sistema de propulsão de 400 volts combina uma bateria de íons de lítio de 54 kWh (51 kWh líquidos), montada sob o assoalho. A autonomia WLTP é de 409 km. Aceita recarga a até 100 kW, precisando de 27 minutos para uma recarga de 20 a 80%.
QUATRO RODAS já avaliou o Fiat 600e na Europa e você pode conferir como é o desempenho do SUV aqui.