Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat 600e é SUV elétrico com 156 cv, 400 km de autonomia e cromoterapia

600e tem visual praticamente idêntico ao do irmão menor, mas tem como vantagem mais espaço interno e alcance para ser um modelo mais familiar

Por João Vitor Ferreira
5 jul 2023, 19h07
Fiat 600e
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

Depois de aparecer de surpresa em um vídeo promocional, o Fiat 600e (seicento, na pronúncia em italiano) finalmente foi revelado. O SUV do 500 elétrico está oficialmente lançado e retorna seguindo as tendências atuais com um trem de força totalmente elétrico. 

Se você olhar rápido, quase não percebe que é um carro diferente. Afinal, o 600e tem muito do visual do irmão menor. A dianteira, por exemplo, é praticamente idêntica, com o mesmo par de faróis redondos e divididos, que dão um certo olhar “maléfico”, diferente da cara simpática do 500 a combustão que tínhamos no Brasil. As diferenças ficam por conta da abertura maior no para-choque, devido a sua altura maior, e dos prolongamentos nos faróis.

Fiat 600e
Versão RED tem acabamentos e até logo em vermelho, mas também está disponível em preto e branco (Divulgação/Fiat)

A traseira também em pouco se difere, usando o mesmo par de luzes, mas está um pouco mais robusta. Uma pequena diferença no 600e é que o para-choque tem uma peça em plástico preto, enquanto no 500e ele é todo na cor do veículo. As rodas são de 18’’ e seu design é mais moderno, diferente do desenho vintage do 500e vendido no Brasil.

Fiat 600e
A topo de linha La Prima, está disponível nas cores que remetem a Itália: Sun of Italy, Sea of Italy, Earth of Italy, Sky of Italy (Divulgação/Fiat)

O maior trunfo no 600e são suas dimensões maiores. Por compartilhar sua plataforma com o Jeep Avenger e com o Peugeot e-2008, o SUV tem 4,17 m de comprimento, apenas 2 cm menor que um Volkswagen T-Cross e 8 cm maior que o Fiat Pulse, o que resulta em um interior mais espaçoso. Claro que ele tem quatro portas, diferente do irmão compacto, e o porta-malas tem abertura elétrica automática, para facilitar os momentos de dificuldade.

Continua após a publicidade
Fiat 600e
Desgin é praticamente idêntico ao do 500e (Divulgação/Fiat)

Por falar em interior, a cabine do 600e tem é bem decorada e customizável. A versão de entrada RED —  que ganhou esse nome em parceria à organização de luta contra a AIDS —  é mais simples, e tem acabamento de painel, luzes internas e costuras em vermelho. A carroceria está disponível em vermelho, branco e azul. Os assentos tem o logo e costuras em vermelho e são equipados com ajustes elétricos, aquecimento e massageador.

Fiat 600e
(Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Subindo um degrau, a topo de linha chama-se La Prime. Os assentos são mais sofisticados e substituem o material reciclável da RED por couro sintético Ivory. As costuras no encosto são na cor turquesa e as luzes podem ambiente podem assumir oito cores diferentes e até 64 combinações. De acordo com a Fiat, esse é o primeiro compacto a oferecer cromoterapia.

Fiat 600e
(Divulgação/Fiat)

A central multimídia tem tela de 10,25’’ com Android Auto e Apple CarPlay, já o quadro de instrumentos também é digital e tem 7’’. O Fiat 600e também poderá ter algumas funcionalidades controladas por um aplicativo de celular, como abertura de vidros e portas, climatização e luzes.

Fiat 600e
Interior tem acabamento em branco e turquesa na topo de linha e vermelho e preto na básica (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Completam a lista de equipamentos os itens de assistência como, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e câmera de ré. Resta saber se ele toca a mesma música do 500e.

Fiat 600e
Interior versão 600e RED (Divulgação/Fiat)

A mecânica do Fiat 600e é rigorosamente igual a do novo Peugeot e2008. Ou seja, tem motor elétrico de 156 cv e 26,5 kgfm alimentado por uma bateria de 54 kWh. É o suficiente para rodar 400 km entre as recargas e mais do que os 320 km que o 500e consegue com sua bateria de 42 kWh. Se o SUV chega aos 100 km/h em 9 segundos, o hatch elétrico cumpre o mesmo em 8,7 s.

Fiat 600e
As luzes internas da versão La Prima podem ter até 8 cores diferentes e 64 combinações (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

De acordo com a Fiat, ela pode ser carregada até 80% em cerca de meia hora, usando carregadores rápidos de 100 kW. O carro já vem com um carregador de 11 kW para carregamentos domésticos, que levam cerca de seis horas até uma carga completa.

Compartilhe essa matéria via:
Fiat 600e
(Divulgação/Fiat)

Na Europa, o novo Fiat 600e parte dos € 35.950 (R$ 189.852) na versão RED e € 40.950 (R$ 216.269) na topo de linha La Prima. Por enquanto, essas serão as únicas versões disponíveis, mas a montadora já garantiu que em 2024 o SUV ganhará uma versão híbrida plug-in. Quem sabe uma versão Abarth como a do 500e também não chegue futuramente?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.