Fiat 600e é SUV elétrico com 156 cv, 400 km de autonomia e cromoterapia
600e tem visual praticamente idêntico ao do irmão menor, mas tem como vantagem mais espaço interno e alcance para ser um modelo mais familiar
Depois de aparecer de surpresa em um vídeo promocional, o Fiat 600e (seicento, na pronúncia em italiano) finalmente foi revelado. O SUV do 500 elétrico está oficialmente lançado e retorna seguindo as tendências atuais com um trem de força totalmente elétrico.
Se você olhar rápido, quase não percebe que é um carro diferente. Afinal, o 600e tem muito do visual do irmão menor. A dianteira, por exemplo, é praticamente idêntica, com o mesmo par de faróis redondos e divididos, que dão um certo olhar “maléfico”, diferente da cara simpática do 500 a combustão que tínhamos no Brasil. As diferenças ficam por conta da abertura maior no para-choque, devido a sua altura maior, e dos prolongamentos nos faróis.
A traseira também em pouco se difere, usando o mesmo par de luzes, mas está um pouco mais robusta. Uma pequena diferença no 600e é que o para-choque tem uma peça em plástico preto, enquanto no 500e ele é todo na cor do veículo. As rodas são de 18’’ e seu design é mais moderno, diferente do desenho vintage do 500e vendido no Brasil.
O maior trunfo no 600e são suas dimensões maiores. Por compartilhar sua plataforma com o Jeep Avenger e com o Peugeot e-2008, o SUV tem 4,17 m de comprimento, apenas 2 cm menor que um Volkswagen T-Cross e 8 cm maior que o Fiat Pulse, o que resulta em um interior mais espaçoso. Claro que ele tem quatro portas, diferente do irmão compacto, e o porta-malas tem abertura elétrica automática, para facilitar os momentos de dificuldade.
Por falar em interior, a cabine do 600e tem é bem decorada e customizável. A versão de entrada RED — que ganhou esse nome em parceria à organização de luta contra a AIDS — é mais simples, e tem acabamento de painel, luzes internas e costuras em vermelho. A carroceria está disponível em vermelho, branco e azul. Os assentos tem o logo e costuras em vermelho e são equipados com ajustes elétricos, aquecimento e massageador.
Subindo um degrau, a topo de linha chama-se La Prime. Os assentos são mais sofisticados e substituem o material reciclável da RED por couro sintético Ivory. As costuras no encosto são na cor turquesa e as luzes podem ambiente podem assumir oito cores diferentes e até 64 combinações. De acordo com a Fiat, esse é o primeiro compacto a oferecer cromoterapia.
A central multimídia tem tela de 10,25’’ com Android Auto e Apple CarPlay, já o quadro de instrumentos também é digital e tem 7’’. O Fiat 600e também poderá ter algumas funcionalidades controladas por um aplicativo de celular, como abertura de vidros e portas, climatização e luzes.
Completam a lista de equipamentos os itens de assistência como, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e câmera de ré. Resta saber se ele toca a mesma música do 500e.
A mecânica do Fiat 600e é rigorosamente igual a do novo Peugeot e2008. Ou seja, tem motor elétrico de 156 cv e 26,5 kgfm alimentado por uma bateria de 54 kWh. É o suficiente para rodar 400 km entre as recargas e mais do que os 320 km que o 500e consegue com sua bateria de 42 kWh. Se o SUV chega aos 100 km/h em 9 segundos, o hatch elétrico cumpre o mesmo em 8,7 s.
De acordo com a Fiat, ela pode ser carregada até 80% em cerca de meia hora, usando carregadores rápidos de 100 kW. O carro já vem com um carregador de 11 kW para carregamentos domésticos, que levam cerca de seis horas até uma carga completa.
Na Europa, o novo Fiat 600e parte dos € 35.950 (R$ 189.852) na versão RED e € 40.950 (R$ 216.269) na topo de linha La Prima. Por enquanto, essas serão as únicas versões disponíveis, mas a montadora já garantiu que em 2024 o SUV ganhará uma versão híbrida plug-in. Quem sabe uma versão Abarth como a do 500e também não chegue futuramente?