FAW estreia no Brasil ainda em 2023 com monovolume com motor Huawei
Bestune E05 é o monovolume elétrico rival do BYD D1 e também terá suas vendas focadas em empresas; marca também planeja lançar um SUV e um sedã
Depois de BYD e GWM (Great Wall Motors), mais uma marca chinesa está próxima de estrear ao Brasil. A estreante é a FAW Motors, que já trabalha na homologação de carros elétricos da submarca Bestune no Brasil.
Desconhecida no Brasil, a FAW tem joint ventures com grandes montadoras mundiais, como Volkswagen e Toyota na China. Além disso, também é a responsável pela parceria com a Xiaomi, que resultou no SUV Bestune T77, primeiro carro da fabricante de celulares popular no Brasil.
O responsável por introduzir a empresa no Brasil será o Bestune E05, um monovolume elétrico de cinco lugares é voltado para o transporte de passageiros, seja por táxi ou carro de aplicativo. Por isso, a maior parte das vendas será destinada à empresas, no modelo B2B (Business to Business). Algo semelhante ao que a BYD está fazendo com o D1.
Contudo, de acordo com Cadu Barbosa, diretor da FAW Motors Brasil, também haverá vendas diretas, embora esse não seja o foco da operação.
E já que citamos seu maior rival, o E05 acaba superando-o em algumas dimensões. São 4,45 m de comprimento para o modelo que será lançado, contra 4,39 m do D1. Já na altura, o modelo da FAW ganha por três centímetros, tendo 1,68 m. A largura é praticamente a mesma: 1,64 m do E05 e 1,65 m do BYD.
O motor é fornecido pela Huawei e gera163 cv e 15,8 kgfm. Ele é mais potente que seu arquirrival, que chega aos 136 cv. Mas o D1 entrega mais torque: 18,3 kgfm. Ambos têm baterias de fosfato de ferro-lítio, mas com 55 kWh no Bestune, o que garante até 419 km de autonomia – contra 371 km do BYD D1. Na recarga rápida, vai de 20 a 80% em 40 minutos.
Para facilitar o acesso dos passageiros da segunda fileira, as portas de trás são corrediças e elétricas. Sobre os equipamentos, ainda não há muitas informações, mas sabe-se que o Bestune E05 terá piloto automático, frenagem regenerativa, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, bancos em couro, assento do motorista com aquecedor, central multimídia de 10’’ com conexão bluetooth, quatro entradas USB e uma lâmpada germicida, capaz de exterminar germes do interior em 40 minutos.
O Bestune E05 está em processo de homologação e a previsão é que ele seja lançado no segundo semestre deste ano. Ele virá importado da China e a expectativa é que seu preço fique em torno dos R$ 280.000, quase R$ 10.000 a mais do que o D1. Para depois do monovolume, a FAW está planejando o lançamento do sedã B70 e sua versão SUV, B70S, ambos previstos para o primeiro semestre de 2024.